Como deve atuar um vendedor de uma loja de móveis? – FoccoLOJAS

Como deve atuar um vendedor de uma loja de móveis?

Quando uma loja de mobílias lida diariamente com vendas, é muito importante contar com a colaboração de um vendedor de móveis capacitado e com habilidades consistentes para agregar potencial competitivo ao negócio.

Nesse setor, é preciso ter muito conhecimento a respeito do produto, cordialidade, educação para lidar com os clientes e, é claro, facilidade para se comunicar com o público. Afinal, é difícil acreditar em quem não passa convicção do seu produto ou, pior ainda, que sequer sabe o que está repassando.

Por isso, é necessário conhecer cada detalhe do serviço ou produto que oferece, a fim de passar credibilidade aos consumidores. Neste artigo, mostraremos como deve atuar um vendedor de loja de móveis para garantir bons resultados para o negócio. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Passe uma primeira impressão positiva

Um bom vendedor sabe que a sua aparência, pelo menos no ambiente de trabalho, deve se enquadrar no estilo da empresa em que ele atua. Isso inclui roupa, cabelo, barba, maquiagem e até mesmo adereços que utiliza, como pulseiras, brincos, piercings, joias etc.

Cada nicho do setor varejista tem um público diferente e isso influência no que é ou não aceitável no ambiente de trabalho. Por exemplo, a forma como um vendedor de uma loja de artigos esportivos se veste não é a mesma de um comércio de móveis.

Para causar uma boa primeira impressão, é necessário adequar-se ao padrão da empresa e do perfil do cliente. Roupas sociais costumam transmitir um tom de credibilidade e experiência, é claro que mantendo o bom senso para evitar excessos.

Tenha ótima habilidade de negociação

Nesse ramo, é comum que o cliente tenha o hábito de pechinchar, pedir descontos, promoções ou qualquer tipo de vantagem sobre o preço do produto. Por isso, o colaborador de uma loja de móveis deve ter muita habilidade de negociação.

Afinal, os descontos e promoções existem no setor varejista justamente para elevar a probabilidade de fechamento das vendas e, consequentemente, aumentar o poder de argumentação do vendedor.

O importante é que o profissional de vendas saiba utilizar a sua porcentagem permitida de descontos de forma estratégica, de modo que não perca a venda por conta de uma postura implacável.

Contudo, é importante que não facilite a redução do preço logo no início da abordagem. Em outras palavras, é preciso ter equilíbrio e intuição para administrar os seus argumentos e artifícios durante a negociação.

Ouça o cliente e faça perguntas adequadas

O vendedor de loja de móveis, antes de começar uma abordagem agressiva, deve saber ouvir o cliente para identificar o seu perfil de consumo e necessidades. Isso é importante para saber a hora de falar, fazendo perguntas adequadas e coerentes.

Ele deve oferecer o produto apenas depois de ter compreendido o que o cliente realmente precisa. Para isso, é necessário ouvir não apenas o que ele disse, mas também o que ele não disse. Necessidades não ditas podem ser exploradas como uma eficiente fonte de vendas.

Além disso, é preciso tomar cuidado para não fazer perguntas inadequadas e ofertar produtos não solicitados ou que não sejam compatíveis com o perfil do consumidor, pois o cliente pode ficar com a impressão de que não está sendo valorizado.

loja-de-moveis-1024x684 Como deve atuar um vendedor de uma loja de móveis?

Agregue valor aos produtos

Esse é outro fator que empodera o profissional e aumenta a sua capacidade de negociação com o cliente. Afinal, o profissional que sabe como agregar valor ao produto que está vendendo é capaz de comercializar qualquer coisa.

A ideia é mostrar uma necessidade que o consumidor tem, de forma explícita, apresentando o seu produto como a solução ideal. Em uma loja de móveis, há uma grande margem para se trabalhar com esse conceito.

Além do mais, o funcionário precisa conhecer não somente o nome ou a descrição básica dos móveis que está vendendo, mas também entender sobre as diferenças entre os materiais de fabricação, possíveis acomodações para cada tipo de móvel, de acordo com o cômodo da casa, entre outros aspectos que agregam valor ao produto.

Seja claro e objetivo

Não seja aquele vendedor que fala muito, como tentativa de impressionar o consumidor ou vencê-lo pelo cansaço. Essa estratégia até pode funcionar com algumas pessoas, mas não é um bom modelo a ser seguido. É importante destacar que o consumidor não deve sentir que está perdendo tempo. Nesse sentido, o profissional precisa ser claro e objetivo em suas abordagens.

Desse modo, é preciso tomar cuidado para não confundir respostas objetivas e concisas com aquelas rápidas e com pouca quantidade de conteúdo relevante. Assim, antes de falar é necessário parar, respirar de forma de longa e, então, começar a responder. Essa pausa transmite maior credibilidade e demonstra que está se preparando antes de falar.

Apresente as formas de pagamento sem interferir na escolha

Compreender o comportamento do público consumidor em relação às finanças pessoais é primordial. Lembre-se de que existem aqueles que valorizam um bom desconto, enquanto outros desejam parcelar ao máximo. No entanto, existem também aqueles clientes que não tem cartão de crédito.

Nesse contexto, é importante que o vendedor não interfira na forma de pagamento do cliente. Pois cada consumidor conhece suas condições financeiras e sabe qual a forma de pagamento mais vantajosa para seu bolso. Desse modo, é importante apenas apresentar as possibilidades de pagamento, lembrando-se sempre que cliente não pode se sentir pressionado.

Saiba trabalhar o pós-venda

Muitas pessoas podem pensar que o pós-venda não se enquadra tão bem no papel de vendedor, já que deve ser realizado por outro funcionário. Entretanto, não é dessa forma que o comércio funciona. Inclusive, pensando de maneira prática, um pós-venda bem realizado pode ocasionar em vendas futuras, logo está diretamente relacionada à fidelização.

Dessa maneira, todo profissional precisa procurar sempre fidelizar os consumidores, visto que isso facilita os próximos trabalhos e eleva as suas chances de ultrapassar as metas propostas pela organização.

Use a persuasão a seu favor

A persuasão, isso é, o poder de convencer os indivíduos, consiste em uma arte que pode proporcionar diversas mudanças no potencial de vida da empresa. Podemos dizer que, na maioria das vezes, o consumidor deseja ser convencido. Quando isso ocorre, significa que ele achou a oferta ideal, que se enquadra nas suas necessidades.

Nesse contexto, a boa notícia é que a persuasão pode ser aprendida. Desse modo, se conecte a cada dia em técnicas que o ajude a ser mais persuasivo, por exemplo, entrega acelerada, brindes, montagem gratuita, entre outros benefícios que podem ser obtidos com a realização da compra.

Sendo assim, a persuasão pode proporcionar diversas vantagens para o vendedor, já que o cliente pode efetuar diversas compras. E assim, gerar uma boa lucratividade para a organização e, possivelmente, uma elevada comissão.

Portanto, agora que você já sabe como ser um bom vendedor de móveis, basta seguir as dicas desse post. E continuar atento a tudo que puder melhorar o seu trabalho. Lembre-se que leva um certo tempo até desenvolver bem todos esses aspectos e começar a notar os resultados.

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Mostrando 4 comentários
  • Rubens
    Responder

    gostaria de saber se os vendedores usando ternos pode ter uma impressão melhor sobre a loja e o próprio vendedor?

    • Clarissa
      Responder

      Rubens! Você precisa entender o seu cliente para responder essa pergunta…o seu cliente veste terno e gravata? Para ele isso é importante?

  • Gilmara
    Responder

    Gostei muito do artigo. Gostaria de saber se é preciso algum curso para atuar como vendedor de móveis planejados?
    Desde já agradeço!

    • Clarissa
      Responder

      Olá Gilmara! Tudo bem? Já conhece o nosso Portal do Conhecimento? http://foccolojas.eadbox.com.br/ Nele você tem acesso a uma série de cursos específicos para lojas de móveis planejados. Confira! 😉

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