Vendedor de móveis planejados: 7 dicas para treinar – FoccoLOJAS

Vendedor de móveis planejados: 7 dicas para treinar

Em qualquer negócio, a capacitação da equipe é um fator-chave para o bom desempenho. Sem que esteja devidamente preparada, há o risco de perder diversas oportunidades de venda ou de ter um time frequentemente frustrado e infeliz. Isso é especialmente verdadeiro quando se fala sobre o papel do vendedor de móveis planejados.

O problema é que muitos se aprofundam nesse ramo sem preparo, treinamento ou qualquer tipo de capacitação específica, contando apenas com as próprias experiências e habilidades. Como você já deve imaginar, isso deixa sua equipe desamparada na hora de entrar em contato com um cliente.

Considerando que uma loja de móveis precisa de conhecimentos específicos sobre os produtos e tem um público exigente, daremos 7 dicas para treinar esse profissional. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Ensine tudo sobre o produto para o vendedor de móveis planejados

A maioria das empresas que oferece treinamento para vendedor de móveis planejados, ou de qualquer outro setor, geralmente foca em aprimorar habilidades técnicas sobre argumentação, negociação e postura, mas ignora um dos aspectos mais importantes do setor de vendas: o conhecimento sobre o produto.

Por mais que as habilidades de comunicação sejam imprescindíveis nessa profissão — já que boa parte do processo em uma venda é baseado em argumentos e contra-argumentos entre o cliente e o vendedor — conhecer o produto e o mercado em que a empresa atua pode ser mais do que um diferencial na hora de concretizar uma venda.

Principalmente se considerarmos o fato de que o público de uma loja de móveis é naturalmente mais exigente e a margem de erro nesse meio é limitada, o vendedor precisa ter muito conhecimento sobre cada produto que está vendendo, além de entender sobre as tendências de mercado.

Portanto, nos treinamentos de seu estabelecimento para o seu vendedor de móveis planejados, invista em conhecimento técnico e teórico sobre cada item que é vendido.

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2. Defina os processos para o vendedor de móveis planejados

Definir processos não significa, necessariamente, limitar o seu vendedor de móveis planejados a um formato de atuação “engessado”, em que ele precisa seguir um roteiro sem abertura para agir com intuição.

Na verdade, processos definidos servem apenas como um guia de ação para que a empresa não perca seu foco e consiga manter um padrão de excelência, tanto no atendimento quanto na qualidade de seus produtos e serviços.

Quando a equipe de vendas tem parâmetros para seguir, todo o procedimento para realizar uma venda se torna mais eficiente, uma vez que não necessita criar métodos a cada abordagem.

Além disso, quando os processos são bem definidos, é muito mais fácil mensurar os resultados de cada ação ou estratégia, o que possibilita melhorar a tomada de decisões pelos gestores.

3. Ofereça treinamentos práticos

Materiais teóricos, como livros, vídeos e guias, são ótimos e devem sempre ser oferecidos em um treinamento de qualidade. Mas a parte prática jamais deve ser ignorada. Afinal, como um vendedor de móveis planejados enfrentará os desafios diários da profissão sem estar preparado, não é verdade?

A capacidade de aprendizado de um adulto é diferente da capacidade de uma criança, que absorve informações com facilidade. O adulto precisa de muito mais estímulo, reforço e prática para fixar o conhecimento. Isso quer dizer que muita teoria sem prática não gerará resultados eficientes.

Muitos empreendedores abandonam ou ignoram a aplicação de treinamento prático por considerarem apenas a sua complexidade no dia a dia. No entanto, por meio de simulações de atendimento é possível trazer o conhecimento prático do cotidiano para a realidade de seus vendedores.

Então, mostre mais detalhes sobre a ambientação da loja, qual é o propósito de cada item e como os vendedores podem usar isso para elevar o próprio desempenho.

4. Incentive a troca de experiências no dia a dia

Mesmo em áreas de atuação que colocam bastante ênfase na interação social, a maioria dos profissionais tende a focar apenas nas próprias rotinas e atitudes. Isso pode contribuir com uma filosofia de autoaprimoramento, mas dificilmente alguém conseguirá quebrar seus próprios maus hábitos apenas se observando.

Ajuda externa é fundamental para elevar a qualidade do serviço em qualquer empresa. Portanto, sempre que tiver a oportunidade, faça com que os membros de sua equipe troquem algumas de suas experiências e dúvidas a respeito dos melhores métodos de venda.

Pode ser que um colega mais experiente note um erro que outra pessoa não identificaria por conta própria e, assim, ajude em sua correção. Ou que, depois de uma conversa, cada um tenha uma ideia mais clara sobre como abordar as próprias rotinas de trabalho e elevar a eficácia.

5. Invista na motivação dos vendedores

Você provavelmente já passou por um período em que não se sentia bem com o próprio trabalho, seja por frustração, seja por falta de compensação pelo seu esforço. Esse tipo de reação é comum e você deve esperar isso da sua equipe caso não tome alguma atitude para mantê-la motivada.

Essas ações podem tomar diversas formas, desde a premiação por alcançar metas avançadas até alguma forma de competição amigável. O importante é que cada profissional possa se sentir mais valorizado, além de ter um objetivo concreto e uma recompensa esperando logo depois de alcançá-lo.

Lembre-se, também, que cada indivíduo procura formas diferentes de motivação. Em questão de recompensas, algum dão mais valor ao reconhecimento e reagem melhor a uma premiação formal. Outros buscam experiências novas e podem se motivar quando o prêmio for uma viagem. Basta conhecer bem sua equipe para descobrir qual é o empurrão que cada um precisa.

6. Desenvolva um roteiro de vendas para a sua equipe

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Algo que causa diversas perdas de vendas, especialmente em uma equipe ampla, é a falta de consistência e de planejamento. Se um cliente entrar em contato por qualquer canal de vendas, cada vendedor precisa saber quais atitudes tomar para otimizar suas chances de fechar um bom negócio.

Para isso serve a elaboração de um roteiro de vendas. Esse documento é uma ótima ferramenta para melhorar suas rotinas de trabalho porque detalha todo o processo de atendimento, abordagem, orçamento e pós-venda.

Isso garante que, independentemente da pessoa com quem seus clientes conversem, todos os profissionais possam prestar o serviço com a mesma qualidade — algo especialmente útil para empresas que têm mais de uma filial.

7. Exija uma boa postura do vendedor de móveis planejados

Um grande erro que inúmeras empresas do setor varejista cometem é o de formar um “batalhão” de vendedores na porta da loja. São grupos que ficam observando atentamente cada pessoa que passa na rua.

Certamente, essa estratégia fará com que a maioria dos clientes em potencial sequer considere entrar em seu estabelecimento. Portanto, evite a famosa “linha de formação” na entrada da loja, pois só inibirá os consumidores.

Além disso, exija uma postura positiva de seu vendedor de móveis planejados. Não permita jamais que ele fique encostado nas paredes, balcões, prateleiras ou produtos. Isso transmite a ideia de que ele não quer atender.

Lembre-se, também, de padronizar um comportamento natural durante o atendimento em sua loja de móveis. Esse cuidado serve para garantir que os clientes não se sintam intimidados pela postura do vendedor.

A capacitação é a chave para um profissional ter sucesso nos negócios. Ao aplicar as dicas que aqui colocamos, certamente as vendas de móveis planejados terão maior efetividade, pois existirá um trabalho mais focado e relevante, em um processo de “ganha-ganha”, com vendedor, loja e clientes mais que satisfeitos.

Nossas dicas para treinar um vendedor de móveis planejados foram úteis? Então, confira o nosso artigo que fala sobre como um bom vendedor em uma loja de móveis deve agir para ter mais sucesso!

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