Software para loja de móveis: 4 dicas ao implementá-lo

Em dias tão competitivos como os de hoje, as empresas dos mais diversos segmentos seguem em busca de alternativas para melhorar os seus processos e aprimorar o seu desempenho. Diante dessa realidade, a tecnologia pode ter um papel importante e, por isso mesmo, contar com um software para loja de móveis é uma opção interessante.

Esse tipo de sistema é muito comum entre organizações que primam por um funcionamento perfeito e uma performance otimizada. Quer aprender um pouco mais sobre o tema e conhecer algumas dicas úteis de como implementá-lo no seu negócio? Então, confira o conteúdo a seguir.

1. Benefícios do software para loja de móveis

Redução de custos

Um gestor não deve considerar o software para loja como um gasto, mas sim como um investimento, afinal, uma das suas grandes vantagens é justamente a redução dos custos. Isso ocorre, entre outras razões, pelo fato de o sistema centralizar todos os dados em um só local, minimizando as chances de erros e retrabalho.

Dessa maneira, o monitoramento das atividades e o controle das ações é feito com muito mais eficiência, demandando menos pessoal e, consequentemente, menos recursos. Essa redução ainda possibilita o investimento em outros setores, melhorando ainda mais o desempenho.

Melhora de produtividade

software para loja de móveis também melhora a produtividade, pois como o sistema centraliza os dados, os erros humanos são reduzidos e a realização das tarefas fica muito mais veloz. Verificações de estoque, compras, vendas, histórico dos clientes e diversas outras informações ficam a poucos cliques dos gestores e funcionários.

Maior conhecimento da empresa

O sistema também aumenta o conhecimento geral da empresa, o que melhora o processo decisório e a capacidade de gerenciamento. Os administradores poderão basear as suas decisões em números e análises relevantes, não precisando mais apenas apostar na própria intuição.

Com os dados disponíveis no software para loja, é possível avaliar muito melhor o negócio e então partir para as atitudes certas para que tudo se desenvolva da melhor maneira.

software de gestao

2. Como implantar um software para loja de móveis

Escolha bem o software

O primeiro passo para implantar o software para loja de móveis com sucesso é, obviamente, escolher bem o programa que você vai implantar no seu negócio. Invista algum tempo e paciência para conhecer bem a empresa fornecedora dessa solução, observando se as suas metodologias, resultados e diferenciais se encaixam no que você precisa no momento, de acordo com o seu setor de atuação.

Inclua sua equipe no projeto

Depois, é hora de incluir a sua equipe no projeto. Você deve saber quais serão os funcionários-chave no uso da ferramenta e garantir que todas as áreas da empresa tenham um representante com treinamento e acesso ao software.

É fundamental treinar esses colaboradores para a utilização da solução e planejar para que isso seja feito antes do programa entrar em operação. Assim, você garante precisão na entrada de dados e uma utilização plena dos recursos.

Monitore

Por fim, é hora de monitorar. Você deve fazer análises constantes do uso do software para loja de móveis. E a partir disso verificar se os funcionários estão conseguindo aproveitar as potencialidades e funcionalidades do programa. Caso você verifique alguma falha, é hora de apostar em novos treinamentos ou reuniões para saber o que está acontecendo.

3. Como escolher um software adequado

Antes de selecionar um software de gestão para loja de móveis, os empreendedores, de qualquer ramo, precisam ter em mente as suas necessidades. Pois, dentro de um mesmo segmento, as necessidades da grande rede de loja de móveis são diferentes.

Sendo assim, é primordial analisar qual a melhor opção de softwares de gestão para sua loja. Confira as principais dicas para fazer a escolha certa.

Atente para a legislação

No momento de escolher o software de gestão para sua loja de móveis é necessário que o empreendedor busque por um que cumpra às exigências da legislação brasileira. Para o varejista, esse ponto é muito importante, já que o Brasil apresenta alta carga tributária e uma legislação complexa, cujo não cumprimento pode ocasionar contratempos, por exemplo, multas e impossibilidades de retirada de notas fiscais.

Dessa maneira, é necessário que o investidor opte por um software de gestão que atendas as obrigações fiscais no seu ponto de venda, isso reduzirá dores de cabeça e novos custos para a regularização.

Pense nas funcionalidades

Para escolher um bom sistema para loja de móveis é preciso avaliar as suas funcionalidades. Logo, é preciso fugir dos sistemas complexos ou dos genéricos. Pois, a adoção de um software de gestão para lojas tem como principal finalidade acabar com problemas e não criar mais adversidades.

Por isso, o empreendedor precisa constantemente buscar uma solução que contemple a sua área de atuação, por exemplo, foco na gestão de estoque, na gestão financeira e, além disso, na gestão dos clientes.

Desse modo, essa ferramenta pode otimizar todos os processos internos e reverter tudo isso com excelente qualidades.

Procure por segurança

É inegável que esses sistemas guardam diariamente informações importantes sobre a organização, tanto do ponto de vista estratégico quanto do ponto de vista financeiro. Dessa forma, o gestor precisa controlar o fluxo de informações internas.

Nesse sentido, é preciso encontrar o software que ofereça as melhores operações de segurança. Visto que, quanto mais eficaz for o controle do acesso, mais seguro o sistema será.

software de gestao

4. Cuidados que devem ser tomados ao implementar um software para loja de móveis

Nos dias de hoje, para crescer de maneira saudável e contínua, os empresários, devem entender a importância de utilizar um software de gestão. No entanto, durante sua implantação o empreendedor por encontrar algumas adversidades. Assim, segue alguns cuidados que devem ser tomados ao implementar um sistema dessa natureza.

Mapeie e formalize os processos

É essencial que o gestor mapeie e formalize os processos antes mesmo de inserir o sistema. Esclareça os procedimentos que acontecem em sua empresa e a maneira como você gostaria que eles fossem efetuados.

Isso é importante, já que o sistema de gestão acompanhará uma sequência lógica de funcionamento, por causa disso, a não realização do mapeamento dos processos pode afetar sua implantação.

A implementação de um software de gestão deve ser realizada de modo a não afetar as operações. Em vista disso, busque criar um plano para evitar que os colaboradores sejam surpreendidos e não tenham que paralisar a empresa. Visto que isso pode atrapalhar todo o desenvolvimento do negócio.

Elabore uma lista completa dos requisitos

Para que os fornecedores do sistema gestão saibam e compreendam o que o empreendedor deseja da nova solução, será fundamental listar todos os requisitos operacionais e técnicos que o programa deverá atender. Por exemplo:

  • legislação que envolve o setor;
  • regras de negócio da empresa;
  • informações de cadastro dos clientes;
  • informações de cadastro dos fornecedores;
  • controle e registro de notas fiscais;
  • segurança de informações;
  • controle dos colaboradores.

Esses são somente alguns exemplos do que o investidor pode querer em um software de gestão. De qualquer forma, é preciso esclarecer suas exigências para certificar que os criadores da ferramenta possam entregá-la completa.

Portanto, é indispensável entender que um sistema para loja de móveis ajudará o empreendedor a pensar de maneira mais estratégica, facilitando o processo de decisão por parte da gestão. Atualmente, não fazer uso dessa ferramenta significa deixar de lado a competitividade presente no mercado.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então, faça um teste gratuito do nosso software e veja como ele pode ajudar na redução de custos da sua loja de móveis!

como diferenciar sua loja

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts