Calcular a margem de lucro: veja como fazer na sua loja de móveis

Saiba como calcular a margem de lucro de sua loja de móveis

Esqueça as chamadas “contas de padeiro”. Se você quer garantir a saúde financeira da sua loja de móveis, é fundamental que saiba como calcular a margem de lucro da sua empresa. Cálculos malfeitos podem levar a graves enganos e provocar prejuízos.

Existem três tipos de margem de lucro: a por contribuição, a bruta e a líquida. Além disso, você também aprenderá, neste post, o conceito de markup para determinar o preço de mercadorias e o lucro.

Então, entenda a diferença de cada um e como obter os indicadores que levarão a uma análise certeira da rentabilidade da sua empresa.

Por que é importante saber como calcular a margem de lucro de sua loja de móveis?

Em qualquer negócio, uma boa gestão financeira é o que garante sua longevidade e aumenta suas chances de sucesso. E o cálculo da margem de lucro é um dos aspectos envolvidos nisso. Para entender melhor essa relação, veja aqui alguns benefícios de saber sua margem de lucro.

Decisões financeiras mais precisas

Saber quanto você tende a lucrar com cada venda dá uma orientação bem eficaz sobre como guiar suas decisões financeiras. Isso o ajuda a estabelecer quando é hora de revisar seu sistema de precificação, quando o problema está no número de vendas etc. E, claro, também o permite investir seus recursos de forma mais inteligente.

Avaliação do desempenho da empresa

A melhor forma de saber se a sua loja de móveis está crescendo é acompanhando os dados financeiros dela e comparando seus resultados ao longo do tempo. Assim, por meio do cálculo de margem de lucro, você consegue estabelecer qual é o melhor resultado em potencial para as suas vendas e determinar se ele está condizente com os resultados reais.

Estabelecimento de metas de rentabilidade

Por fim, mas não menos importante, ao saber mais ou menos quanto você deve lucrar com cada venda, é mais fácil definir outros fatores, como metas de vendas e de gastos. Isso não só contribui para seu planejamento de médio e longo prazo, mas também aumenta suas chances de obter resultados mais consistentes dentro da sua empresa.

FOCCO_corpo_31_8_2016 Saiba como calcular a margem de lucro de sua loja de móveis

Como calcular a margem de lucro de sua loja de móveis?

Agora que você entende sua importância, ainda resta aprender como fazer o cálculo correto da sua margem de lucro. Existem vários métodos, os quais apresentam diferentes utilidades em diferentes contextos. Veja aqui os principais.

Margem de lucro bruta

Aliada para determinar preços, a margem bruta é a diferença entre o valor pelo qual o produto é vendido e quanto lhe custou obtê-lo. Por exemplo: se você vende um móvel por R$ 1.000, mas pagou R$ 800, seu lucro bruto será de R$ 200, e sua margem bruta será de 20%.

Em termos matemáticos:

Margem bruta = lucro bruto (receita bruta – despesas da aquisição) / receita bruta (ou seja, o preço cobrado) x 100

No caso do exemplo acima, teríamos a seguinte equação:

Margem bruta = 1000 – 800 / 1000 x 100

Logo, a margem bruta seria de 20%.

Margem de lucro líquida

A margem de lucro líquida é uma sofisticação em relação à margem bruta e permitirá medir a saúde financeira da empresa como um todo, porque leva em consideração não apenas o gasto de aquisição dos itens, mas o custo de manutenção do próprio negócio, incluindo, na conta, encargos e despesas com o imóvel da empresa, por exemplo.

Assim, para cada real de receita obtido, saberemos efetivamente quanto se converte em lucro líquido para o empresário.

Retomemos o exemplo anterior. Sabemos que o preço pelo qual o móvel é vendido é de R$ 1.000, e que o custo de aquisição dele é de R$ 800. Sabemos também que o estoque da loja se resume a apenas 10 móveis iguais, de mesmo preço, e que seu custo total de manutenção é de R$ 1.000.

Divididos proporcionalmente entre os produtos da loja, o custo de manutenção representa R$ 100 por móvel. Então, o lucro líquido será de R$ 100, e a margem líquida, de 10%. Isso quer dizer que, a cada R$ 100 de receita da empresa, o empresário obterá R$ 10 de lucro líquido.

Em notação matemática, temos:

Margem líquida = lucro líquido (preço da peça – custos de aquisição – custos da empresa proporcionalmente calculado para cada peça) / receita total x 100

Margem de lucro por contribuição

A margem por contribuição é medida calculando-se os custos de compra de um produto, somados ao custo de venda ou revenda (impostos obrigatórios, por exemplo, sobre a transação) e descontando-os do preço do produto. O valor da margem precisa ser maior do que o de custos fixos da empresa para que ela seja lucrativa.

Nesse caso, é importante calcular a margem por contribuição não apenas por produto, mas também globalmente. Eventualmente, um produto não se mostrará lucrativo, mas, no conjunto da empresa, as contas se equilibrarão, e a importância desse produto pode estar em atrair mais clientes.

Matematicamente falando:

Margem por contribuição = receita – custo de aquisição e custos associados à venda

Markup

O markup é o valor percentual calculado a partir dos custos de produção e venda da mercadoria e que comporá o preço final do produto. Para realizar esse cálculo, é necessário conhecer o percentual de despesas variáveis que é atribuído a cada produto comercializado; identificar as despesas fixas do período para cada produto; e por fim, definir o percentual de lucro pretendido sobre cada produto, adotando a seguinte fórmula:

100/[100-(DV+DF+LP)]

Para chegar ao preço ideal para cada mercadoria e entender a rentabilidade da empresa, é preciso usar uma combinação desses indicadores. O markup sozinho pode levar ao prejuízo, assim como a margem bruta não resolverá a contabilidade toda.

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Quais são alguns erros na hora de calcular sua margem de lucro?

Mesmo com os métodos certos, ainda pode ser que você cometa alguns erros na hora de fazer seus cálculos ou de utilizá-los para tomar decisões empresariais. Por isso, veja aqui alguns dos erros que você deve evitar.

Focar apenas um tipo de cálculo

O fato de existirem várias formas de calcular a margem de lucro em sua loja de móveis não significa que você deve se limitar a apenas uma delas. Pelo contrário, você tem muito mais a ganhar compreendendo como todas funcionam. Isso porque cada fórmula oferece dados e perspectivas diferentes sobre o estado de suas finanças, o que contribui bastante para tomar decisões melhores ao longo do tempo.

Não estabelecer uma margem de erro

Por mais que você tenha dados confiáveis em mãos, é quase certo que alguns desses números não serão uma perfeita réplica da realidade. Isso significa que, ao fazer esses cálculos, você precisa levar em conta pequenas variações e uma potencial margem de erro na sua coleta de dados.

Usar períodos de tempo distintos para fazer o cálculo

Um erro simples, mas que ainda ocorre, é utilizar dados que foram recortados em espaços de tempo diferentes. Para que o cálculo seja correto, os dados devem levar em conta o mesmo intervalo de tempo.

Não utilizar a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, existem várias ferramentas que facilitam bastante o trabalho de calcular a margem de lucro de qualquer empresa. A medida que um negócio cresce, elas se tornam cada vez mais importantes para garantir estimativas mais precisas. Se você quer números mais concretos, então deve investir nesses recursos.

O que acontece quando você não faz o cálculo correto da margem de lucro?

Considerando que muitas de suas decisões devem ser baseadas em números, ter estatísticas mais precisas é sempre útil. Por isso, calcular a margem de lucro na loja de móveis é igualmente necessário para definir suas ações. Isso porque usar indicadores menos precisos e cálculos mal feitos pode te levar a cometer vários erros bem mais graves.

Agora que você já entendeu como calcular a margem de lucro, é hora de usar essa informação para tomar melhores decisões de negócio e destacar-se frente à concorrência. Com o tempo, essas informações vão facilitar bastante sua gestão financeira.

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