Como manter a gestão de projetos online durante o home office? – FoccoLOJAS

Como manter a gestão de projetos online durante o home office?

O gerenciamento de projeto online representa uma alternativa para evitar a contaminação do novo coronavírus em ambiente de trabalho. Apesar dos benefícios comprovados que esse tipo de gestão pode gerar, diversos administradores acreditam que o controle a distância pode representar um desafio.

Pensando nas inúmeras dúvidas que podem surgir ao estabelecer o home office, criamos este artigo, a fim de tentar minimizar as inseguranças que possam surgir neste período de adaptação. Confira!

Por que realizar a gestão de projetos online?

O trabalho de um gestor demanda muita responsabilidade. Por isso, a organização do tempo é fundamental. Existem diversos empecilhos que podem fazer com que o Chief Executive Officer (CEO) não esteja presente na empresa o tempo todo.

Uma viagem de negócios, por exemplo, gera uma ausência física do diretor executivo da empresa. Como a gestão não pode ser afetada pelo afastamento do gestor, as empresas adotam medidas para que o chefe consiga gerir o negócio de forma virtual.

Visto isso, a gestão de projeto online não é importante apenas em momentos de crise de saúde pública, como no caso do novo coronavírus. O home office pode ser uma estratégia que visa à inteligência de mercado.

Deseja conhecer mais sobre esse tipo de gestão? Quer aprender como aplicá-lo? Então fique atento às 6 dicas que preparamos para vocês!

6 dicas para realizar o gerenciamento dos seus projetos online

1) Estabeleça metas e objetivos

A base para que uma gestão a distância seja efetiva é criar uma boa relação entre os gestores e a equipe. Pensando nesse objetivo, o gestor deve ser capaz de se comunicar bem com seus funcionários e se mostrar disposto a ajudar.

É importante estabelecer objetivos e metas, a fim de criar um propósito para que seus funcionários se sintam guiados ao trabalhar em casa.

2) Crie uma rotina

O home office pode gerar uma comodidade para o funcionário, fazendo com que a produtividade da sua empresa diminua. Diante disso, é necessário que você estabeleça horários de serviço.

Uma dica é manter o horário que o funcionário trabalhava presencialmente. Com isso, você evita uma nova adaptação.

3) Permaneça presente

A gestão online pode gerar um distanciamento entre o administrador da empresa e os funcionários. Por isso, é importante que o gestor use novos canais de comunicação, disponibilizando plataformas com chat, como o WhatsApp e o Telegram.

4) Faça reuniões com a equipe

As reuniões com a equipe são usadas para determinar os objetivos da semana e alinhar as dúvidas geradas. Além disso, por meio das reuniões, o gestor poderá conhecer as opiniões da equipe e colher dados sobre a produtividade da empresa.

5) Use a tecnologia ao seu favor

A tecnologia mudou o padrão da administração de empresas. Isso porque, com a criação de softwares de gestão, o gerenciamento dos setores se tornou unificado, fazendo com que o CEO perca menos tempo tentando achar os erros da gestão.

Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para facilitar a criação de reuniões online, como por meio de videoconferências.

6) Utilize ferramentas de gerenciamento

Além da utilização de softwares de gestão, é preciso que a sua empresa estabeleça ferramentas para o controle de frequência dos funcionários e para o gerenciamento do tempo. Por exemplo, é possível utilizar um aplicativo que pode ser acessado também pelo celular.

É necessário, portanto, que a gestão online seja realizada com base na comunicação efetiva e na confiança entre gestor e equipe. Por meio desses dois pilares, é possível estabelecer uma logística de projeto online eficiente.

Nosso artigo te ajudou a entender como é possível gerir seu projeto online? Descobriu os impactos positivos que a opção de home office pode gerar na sua empresa? Então compartilhe este texto em suas redes sociais, para que seus amigos e conhecidos fiquem atualizados sobre esse assunto tão relevante em meio às repercussões do Corona.

cta-banner_ebook-sistema-de-gestao_como-usar-de-maneira-estrategica Como manter a gestão de projetos online durante o home office?

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
apresentar projetos remotamenteo que é marketplace - mesa vista de cima com notebook, tablet, papéis e café, onde duas pessoas trabalham