Como a tecnologia pode ajudar na previsão financeira da sua loja

Muitas pessoas acreditam que a previsão financeira tem o objetivo apenas de mostrar aos possíveis investidores o potencial que uma empresa tem de se sobressair no mercado. A assertiva é falsa porque a projeção financeira é uma ferramenta útil para a gestão de um empreendimento, sendo utilizada para garantir a saúde financeira do negócio.

Apesar da sua importância no mercado do empreendedorismo, sua aplicação é cada vez mais negligenciada. Isso acontece porque, na maioria dos casos, os empresários consideram essa prática dispensável e de difícil aplicação.

Você deseja saber mais sobre o assunto? Conhece as vantagens de se realizar uma gestão empresarial levando em consideração a previsão financeira? Então, continue a leitura!

Como funciona a previsão financeira?

A previsão financeira, como o próprio nome sugere, projeta resultados futuros do negócio, utilizando dados internos que levam em consideração os gastos, o lucro e o capital de giro da empresa, dentre outras informações.

De modo geral, essa previsão considera tempos específicos, podendo ser caracterizada de acordo com o período que será calculado. Confira a seguir!

Previsão de curto prazo

O tipo de projeção financeira a curto prazo é colhida mensalmente. É uma previsão rica em detalhes, por isso, pode ser utilizada para determinar a possibilidade de um novo negócio e de um investimento. Essa previsão deve ser realizada mensalmente, pois gera uma segurança maior na hora de gerenciar o empreendimento.

Previsão de médio prazo

É uma projeção parecida com a de curto prazo, já que também deve ser colhida mensalmente. Porém, esse tipo de previsão é realizada para abranger um período maior, sendo ele de três anos.

Normalmente, empresas de maior porte costumam utilizar esse método, pois ele é capaz de demonstrar o real crescimento do empreendimento e de auxiliar no cálculo para determinar a quantidade necessária de capital.

Previsão de longo prazo

É uma projeção anual, que tem funções específicas e preestabelecidas, sendo elas: demonstrar o crescimento da empresa, planejar estratégias de mercado e analisar cenários para a tomada de decisões, como investimentos.

Deve ser realizada quando há uma maturidade maior da empresa e quando as duas outras previsões já tiverem sido utilizadas.

Quais fatores influenciam o processo de previsão financeira?

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa depende de diversos fatores. Ele pode se alterar com crises financeiras, com o aumento de gastos e com a diminuição das vendas no período. É importante ter em mente que o fluxo de caixa é extremamente variável por depender de várias incógnitas.

Despesas

As contas a serem pagas são um dos maiores desafios para o cálculo, haja vista que, em alguns casos, ele pode ser imprevisível. Um exemplo são os gastos com o conserto de uma máquina quebrada.

Histórico de vendas

O histórico das vendas determina a lucratividade mensal. Em geral, a empresa estipula uma meta para o consumo dos clientes para um determinado produto. Lembre-se de ser realista ao estimar um valor para as vendas, pois ele pode interferir de forma significativa no cálculo.

Como elaborar uma previsão financeira?

O primeiro passo é escolher o modelo de negócios que será utilizado, definindo, assim, o tipo de empresa, qual será o produto e o serviço prestado.

A seguir, você deve escolher a ferramenta que será utilizada, pois, por meio dela, você poderá calcular as suas despesas, o lucro e o capital. Pensando, então, no capital, você deve realizar uma projeção do fluxo de caixa, na qual inclua a saída e a entrada de capital.

Por fim, o último passo é identificar o valor mais negativo. A partir dele, você, como gestor, poderá identificar a necessidade de investir mais ou de mudar a estratégia comercial.

Por que usar a tecnologia para realizar o cálculo?

Uma das maiores justificativas para não se realizar o cálculo da previsão financeira é que ele tem uma difícil aplicação. Pensando nisso, diversas empresas começaram a utilizar a tecnologia para mudar essa realidade. Isso porque é visto que, ao se optar por um sistema integrado, os erros no cálculo são minimizados.

Entre as empresas que prestam esse serviço, destaca-se a Focco Lojas, já que ela apresenta um sistema especializado em otimizar a gestão de empresas do ramo moveleiro.

Este artigo foi útil para você? Gostou de descobrir como é feita a previsão financeira de uma empresa? Ficou curioso em saber como o sistema da Focco Lojas pode te auxiliar nesse processo? Então, faça um teste grátis do nosso software e aproveite o melhor que a tecnologia pode te oferecer!

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts