Como fazer um planejamento estratégico anual que funcione? – FoccoLOJAS

Como fazer um planejamento estratégico anual que funcione?

O planejamento estratégico é utilizado para definir objetivos e etapas que serão executadas para atingir um objetivo. Para isso, são considerados fatores importantes do negócio, como a atual situação financeira e o comportamento da empresa no mercado.

No entanto, para que o seu planejamento se desenvolva adequadamente e conforme o esperado, é preciso seguir alguns pontos fundamentais. Para que possa implementar essa estratégia na sua loja de móveis, vamos mostrar a seguir os passos que não podem faltar no seu planejamento estratégico e como ele pode otimizar os seus processos internos, garantindo maior rentabilidade. Acompanhe!

Como é feito um bom planejamento estratégico?

Um bom plano de negócio deve considerar particularidades e aspectos importantes que incluem as características da organização e as metas. Para isso, existem etapas que não podem faltar no seu planejamento estratégico. Veja quais são.

Definição de missão, visão e valores

O primeiro passo é ter em mente — e muito bem determinadas — a missão, visão e valores (MVV), pois a partir desses aspectos é possível que o seu planejamento estratégico seja implementado seguindo as políticas do negócio.

Esse ponto é fundamental para que as suas metas sejam alinhadas com a realidade da empresa a longo prazo. O significado de cada elemento do MVV é:

  • missão: motivo ou razão pela qual a sua marcenaria existe;
  • visão: onde você deseja que a sua empresa chegue a longo prazo;
  • valores: princípios e políticas da sua marcenaria que você não abre mão.

 

planejamento-estrategico Como fazer um planejamento estratégico anual que funcione?

Estabelecimento de metas e objetivos

Depois, um planejamento estratégico precisa de metas e objetivos bem estruturados e definidos, para que possam ser alcançados. No entanto, é preciso ter o pé no chão ao estipular essas definições, para que estejam de acordo com a realidade da sua loja de móveis.

Além disso, é importante que você entenda a diferença entre esses dois termos. Os objetivos são resultados mais importantes e específicos, como onde deseja chegar daqui a 10 anos, por exemplo. Já as metas funcionam como um passo a passo para que os objetivos sejam alcançados.

Determinação das estratégias

Outro ponto fundamental para ter um bom planejamento estratégico é a correta escolha das estratégias que serão utilizadas: devem ser métodos que auxiliam na criação de um diferencial competitivo. Para isso, as técnicas mais utilizadas são:

  • diferenciação: busca destaque entre as demais;
  • liderança de baixo custo: tem como objetivo ganhar o mercado, praticando um preço competitivo;
  • foco: agir com foco para ganhar pequenos segmentos do mercado.

Como aumentar a rentabilidade com o planejamento estratégico?

Muitos empresários acabam não dando a devida importância ao planejamento estratégico por não conhecerem os seus benefícios. Entre os principais pontos dessa ação, podemos destacar a otimização de processos internos para garantir maior rentabilidade.

Como isso é possível? Essa ferramenta permite que as metas, objetivos e missões da empresa sejam mais claros, de modo a alcançá-los da melhor maneira. Com isso, há uma melhor gestão e planejamento de orçamento e na execução de tarefas, resultando em mais aproveitamento de oportunidades e diminuição das falhas que podem se transformar em ameaças de mercado.

Além disso, você poderá entender melhor o interesse de seus clientes, aumentando o seu potencial competitivo e, consequentemente, exponenciando a sua rentabilidade.

O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode ser implementada em empresas de qualquer segmento e porte. Sendo assim, não perca mais tempo e adote essas boas práticas na sua loja de móveis. Com o tempo, poderá perceber os benefícios dessa estratégia.

Precisando de mais ajuda em seus processos de gestão? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book para que entenda como gerenciar a sua rede de lojas de móveis!

cta-bi Como fazer um planejamento estratégico anual que funcione?

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar