Qual é a importância da pesquisa de mercado para o setor moveleiro?

Muitas empresas buscam sobressair no mercado, mas nem todas conseguem alcançar esse objetivo. Devido a isso, muitos negócios acabam falindo ou ficam estagnados, sem progredir. Entretanto, é possível reverter essa situação! E para isso acontecer, tudo começa aplicando uma pesquisa de mercado. 

A pesquisa de mercado consiste em uma ferramenta que mostra os dados e as informações a respeito dos seus clientes, concorrentes e do próprio empreendimento.

Para empresas do setor moveleiro, aplicar a pesquisa de mercado é muito importante para a gestão dos negócios, pois informa as necessidades do seu público-alvo, os fatores que podem afetar as vendas e até reduz os riscos de tomar uma decisão equivocada.

Continue a leitura e descubra tudo que é preciso saber para realizar uma pesquisa de mercado para o setor moveleiro. 

Boa leitura! 

O que é pesquisa de mercado e para que serve?

A pesquisa de mercado nada mais é do que o processo de coleta de informações sobre o mercado. Seu objetivo é identificar desafios, problemas e oportunidades relacionados ao setor de atuação, inclusive quais são as preferências dos clientes em relação aos produtos e serviços.

Fazer a pesquisa de mercado é muito importante para as empresas, inclusive para as que trabalham no setor moveleiro. Isso porque ajuda a loja a definir melhor suas estratégias e a elaborar o planejamento de forma mais acertada. 

Um estudo realizado pelo Sebrae destacou que muitos negócios fracassam nos primeiros dois anos porque não realizam levantamentos importantes sobre o mercado em que atuam. Portanto, fazer a pesquisa pode ser determinante para a empresa sobreviver no longo prazo.

Afinal, qual a importância da pesquisa de mercado?

Ao coletar informações sobre o mercado e nicho de atuação, a empresa garante diferenciais competitivos que podem destacá-la da concorrência. Abaixo, veja quais são esses diferenciais: 

  • Amplia a visão ao gestor de uma loja do setor moveleiro em relação aos seus clientes: o profissional consegue identificar quais são suas necessidades e desejos e, com base nisso, oferecer um produto ou serviço que seja realmente capaz de atender às expectativas. Não só isso, pode elaborar estratégias de marketing bem alinhadas e definir corretamente o perfil do seu público; 
  • Possibilita conhecer melhor os fornecedores de produtos e serviços: com esse conhecimento, o gestor da empresa do setor moveleiro pode selecionar os melhores fornecedores para o seu negócio. Ou seja, aqueles que oferecem bons produtos e matérias-primas e, ao mesmo tempo, garantem uma ótima relação de custo-benefício;
  • Permite conhecer melhor a concorrência: fazer a pesquisa também ajuda a empresa do setor moveleiro a identificar os pontos fracos e fortes dos seus concorrentes. Tendo isso como referência, o gestor pode elaborar estratégias poderosas, a fim de vender mais e sobressair no mercado competitivo; 
  • Fornece uma dimensão do mercado do setor moveleiro: a pesquisa proporciona uma visão mais abrangente sobre os negócios. Por meio dela, é possível descobrir o número de empreendedores que atuam no mesmo nicho, identificar novas tendências e até segmentos mais lucrativos. 
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Tipos de pesquisa de mercado

Conhecer os tipos de pesquisa de mercado é muito importante para o gestor do setor moveleiro aplicar a estratégica corretamente. Nesse sentido, existem dois modelos que podem ser trabalhados:

1- Pesquisa de mercado primária

É o tipo de pesquisa de mercado em que os dados são gerados com base nos próprios esforços da empresa. Ou seja, as informações coletadas são primárias e não podem ser encontradas em agências governamentais ou privadas ou em qualquer outro órgão. 

Dentro da pesquisa de mercado primária, temos: 

  • Pesquisa qualitativa: os dados não são mensuráveis e se referem a gostos, emoções e aversões das pessoas. Métodos como entrevistas, formulários e grupos de discussão são utilizados na pesquisa qualitativa primária. 
  • Pesquisa quantitativa: os dados são gerados a partir de números, os quais podem ser mensurados. Um exemplo interessante, nesse caso, é o número de visualizações de uma página ou pessoas que responderam a questionários ou enquetes.

2- Pesquisa de mercado secundária

Trata-se do tipo de pesquisa em que os dados podem ser encontrados em fontes públicas e privadas, como é o caso de empresas de pesquisas, bibliotecas públicas e agências do governo. Por se tratar de uma pesquisa baseada em dados existentes, ela pode ser feita online. 

Em comparação com o tipo de pesquisa de mercado primária, a secundária oferece mais benefícios por:

  • Exigir menos esforços: para chegar até uma conclusão, a empresa pode consultar relatórios e estudos já feitos em fontes públicas e privadas;
  • Ser concluída em menos tempo: como não exige a aplicação de questionários ou grupo de discussões, a pesquisa de mercado secundária pode ser feita dentro de um curto espaço de tempo. 

No entanto, a pesquisa de mercado secundária possui um impasse: nem sempre é possível ter acesso às técnicas e metodologias utilizadas pela fonte. Isso pode gerar uma lacuna e, assim, induzir uma empresa a tomar decisões equivocadas. 

Por isso, antes mesmo de selecionar as fontes, certifique que os estudos e relatórios são acessíveis e que realmente possuem dados confiáveis que ajudam na percepção da empresa sobre o setor moveleiro. 

Quais são os principais benefícios da pesquisa de mercado?

No setor moveleiro, a pesquisa de mercado é uma ferramenta muito importante para impulsionar a venda de móveis de acordo com as necessidades do seu público. Isso porque permite reconhecer as oportunidades de mercado, além de outras vantagens que apresentamos a seguir. Confira!

1- Conhecer melhor o consumidor

Um dos principais tópicos a se levar em conta quando for fazer um investimento é estudar as preferências dos consumidores e a média do orçamento do público-alvo e, assim, ter uma melhor noção em que investir para melhorar o empreendimento.

Esse tipo de ferramenta, aplicada ao seu negócio, ajuda tanto no panorama geral da empresa quanto em áreas mais específicas, como o monitoramento do desenvolvimento de produtos e da comunicação.

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2- Observar as estratégias dos adversários de mercado

Ter a possibilidade de ver os trabalhos do concorrente é crucial para manter o seu negócio acima do dele. Nesse sentido, perceber em quais pontos seu concorrente está fracassando e procurar desenvolver o seu negócio a partir disso, faz com que a empresa possa se desenvolver progressivamente. Portanto, é crucial estar por dentro do trabalho da concorrência.

3- Possibilitar a evolução das mercadorias e dos serviços

O empreendedor precisa saber que o mercado, por ser dinâmico, está em constante mudança. Diante disso, alguns produtos têm mais procura em certas épocas do ano, enquanto outros perdem espaço.

Desse modo, perceber essas mudanças antes da concorrência traz vantagens na venda de seus móveis, o que confere à pesquisa de mercado outro benefício de grande importância.

4- Medir a avaliação do consumidor

Focar em agradar o cliente pela qualidade do produto, do atendimento, nas resoluções de problemas e promoções satisfatórias ajuda a manter o consumidor da sua loja sempre satisfeito. Isso porque esses fatores são fundamentais para que eles deem preferência a sua empresa e não aos seus concorrentes. 

Assim, informar-se do grau de satisfação do consumidor auxilia na mudança de possíveis problemas chaves no seu negócio, sustentando o laço entre a loja e a clientela e aumentando a eficiência nas vendas.

Como realizar uma pesquisa de mercado?

Realizar uma pesquisa de mercado não é difícil. No entanto, vai exigir que sua empresa realize alguns procedimentos simples. Abaixo, veja quais são essas etapas, segundo o manual feito pelo Sebrae:

1- Defina o público-alvo e os objetivos da pesquisa 

Quais são os motivos que levam a sua empresa a realizar uma pesquisa de mercado? Essa pergunta deve ser o ponto de partida para a sua loja definir os objetivos da pesquisa, assim como o público que pretende atingir — fornecedor, concorrência ou clientes?

Uma pesquisa de mercado deve partir da necessidade de informação ou de dúvidas que não podem ser respondidas facilmente. Por exemplo, entender por que a concorrência sobressai em relação a sua loja.

2- Selecione os métodos de coleta de dados 

É necessário também definir a forma como os dados serão levantados. Nesse sentido, existem diversos métodos que podem ser utilizados pela sua empresa como aplicação de questionário, realização de grupo focal ou pesquisa em fontes secundárias (bibliotecas públicas, relatórios de órgãos públicos, etc.). 

Uma pesquisa de mercado cujo objetivo é descobrir o nível de satisfação do cliente exige a aplicação de uma enquete ou questionário, por exemplo. É por meio desses resultados que a sua empresa do setor moveleiro vai conhecer a opinião do consumidor em relação a sua marca. 

3- Elabore os instrumentos a serem utilizados na pesquisa

Além de definir o público-alvo e selecionar os métodos de coleta de dados, a sua empresa também precisa elaborar os instrumentos que serão utilizados na pesquisa de mercado.

Uma pesquisa que tem como objetivo entender o crescimento de um setor específico dispensa a aplicação de instrumentos de coleta de dados como, por exemplo, formulários. Nesse caso, investigar fontes públicas de informações já pode ser suficiente para responder às perguntas. 

4- Aplique a pesquisa de mercado

Depois de seguir as etapas acima, chegou o momento de aplicar a pesquisa de mercado. Para garantir que a sua empresa tenha um bom desempenho, é importante elaborar uma estratégia de aplicação. Ou seja, definir o local ideal onde será aplicada a pesquisa e a forma como o público será abordado. 

Hoje, com a internet, é possível aplicar um questionário em plataformas digitais como, por exemplo, sites, redes sociais ou até mesmo por e-mail. 

5- Colete os dados e monte o relatório 

Após a aplicação da pesquisa, a empresa precisa reunir todos os dados e organizá-los em um relatório para simplificar a análise das informações. Esse documento será uma ferramenta importantíssima para o gestor elaborar estratégias que visam aumentar os lucros e a satisfação dos clientes.

E então, preparado para aplicar a pesquisa de mercado? Se você gostou do conteúdo, assine a newsletter no nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

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