Marketing de defensores: como criar uma marca forte? – FoccoLOJAS

Marketing de defensores: como criar uma marca forte?

Para criar uma marca forte para os clientes, vários fatores estão envolvidos – desde o conceito visual até o relacionamento que ela consegue manter com seu público. Dois fatores, no entanto, são primordiais para que uma marca tenha destaque e se solidifique no mercado: a percepção que o público tem sobre ela e a experiência dos consumidores. Esses dois fatores são essenciais para quem atua no ramo dos móveis planejados, por exemplo.

Quando os consumidores têm uma experiência positiva com uma marca, ele faz uma propaganda voluntária daquela marca ou produto. Antigamente, chamávamos isso de boca a boca. Agora, a experiência dos consumidores ganhou outro ambiente, mais rápido e de maior alcance: a internet.

Os primeiros estudos sobre esse tipo de divulgação de uma marca, baseada na percepção e na experiência dos usuários, foram iniciados nos Estados Unidos, onde é chamado de Advocate Marketing. No Brasil, estes estudos chegaram com o nome de Marketing de Defensores, do qual trataremos ao longo deste artigo. Acompanhe!

O que é e como surgiu o Marketing de Defensores?

O Marketing de Defensores acontece quando um cliente fica altamente satisfeito com a experiência que teve com uma marca, a partir da compra e do uso de um produto ou serviço.

Marcas como Coca-Cola e Apple sabem fazer isso muito bem. Seus consumidores vestem camisetas, tênis, usam adesivos e sentem orgulho em exibir que são usuários da marca. Isso é construir uma marca forte!

Os defensores de uma marca forte compartilham suas experiências em redes sociais, por mensagens e dando feedback no site da empresa.

Como usar os defensores para desenvolver uma marca forte?

Se você ainda não tem uma marca muito forte, você pode conquistar essa façanha por meio de um Programa de Defensores de Marca. Apresentaremos aqui alguns fatores que você deve levar em consideração quando estiver montando o seu programa:

Defina seus objetivos

Para começar, é preciso ter clareza com o seu objetivo em relação a um programa de defensores de marca. O que você pretende? Exemplos de objetivos são novos defensores, engajamento, aumento de vendas realizadas por esses defensores etc.

Esteja alinhado com os defensores

Todos precisam falar a mesma língua, ou seja, terem o mesmo discurso. Isso porque todas as ações e todos os conteúdos que serão difundidos pelos defensores da sua marca precisam estar relacionados com os seus objetivos, bem como, com as estratégias e táticas da empresa.

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Conheça os defensores da sua marca

É importante conhecer quem está difundido a sua marca porque eles serão a imagem da sua empresa. Conhecendo-os melhor, é possível, inclusive, explorar melhor suas qualidades e capacidades, desenvolvendo ações táticas que antes você não imaginaria que seriam possíveis.

Motive seus defensores sempre

Os defensores precisam de algum retorno, mesmo aqueles adolescentes que vestem um tênis da Coca-Cola. Eles esperam por alguma coisa, nesse caso, a popularidade e o estilo que a marca representa.

Seja envolvente, faça com que eles se sentiam únicos, ofereça benefícios e vantagens. Incentive que aconteça um contato bastante próximo entre marca e consumidor.

Ofereça em seu site um canal exclusivo para os defensores, como o cliente VIP. Eles vão adorar o tratamento especial. Produza conteúdo exclusivo e promoções únicas pra eles.

A construção de uma marca forte é um processo que acontece devagar e passo a passo. Mas, aos poucos, você verá um verdadeiro exército se formando em sua defesa.

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