Entenda como ter uma loja virtual e física ao mesmo tempo

É possível ter loja virtual e física ao mesmo tempo? Saiba como!

A tecnologia impactou de forma significativa a forma como as pessoas encaram o consumo. Sendo assim, diversos modos de comércio online se estabeleceram. Apesar da força que as lojas virtuais têm, a associação entre loja virtual e física está sendo uma das estratégias mais rentáveis de venda no mercado do empreendedorismo.

Você gostaria de entender como é possível realizar essa integração? Deseja descobrir a importância de realizar a associação entre a loja virtual e a física? Então, continue a leitura!

Por que investir em uma integração entre a loja virtual e a física?

O e-commerce é uma estratégia comercial voltada para a venda não presencial. Ou seja, é uma transação realizada apenas por meios tecnológicos, como uma loja virtual. A utilização dessa técnica está aumentando cada vez mais, devido à praticidade que o consumidor encontra ao comprar online.

Os dados do aumento da utilização do e-commerce corroboram com a necessidade de estabelecer uma integração entre uma loja virtual e física. Em 2020, a estimativa é de que a técnica de venda não presencial cresça 18%.

Diante disso, descubra, abaixo, a importância de gerar a integração entre a loja virtual e a física!

Qual a importância de gerar essa integração?

A integração entre o método tradicional de venda e o mais atual permite que o gestor alcance diversos públicos, visto que algumas gerações optam por compras em sites e lojas online, e outras preferem adquirir produtos em lojas físicas.

Além disso, a loja virtual ainda pode se apresentar como uma ferramenta de divulgação da marca, aumentando ainda mais o público atingido.

A visibilidade da loja é um fator determinante para que ela tenha sucesso. Por isso, como estratégia de marketing, é importante que você associe as redes sociais à sua loja virtual, a fim de impulsionar as vendas da sua empresa.

Como é possível conciliar as duas lojas?

Para que exista uma interação entre as duas lojas, você, como gestor, deve criar mecanismos para que o consumidor visite a loja online e a física.

A técnica mais utilizada é a de retirada na loja. Com ela, o consumidor adquire o produto e paga virtualmente, visitando a loja presencial apenas para a retirada. Nesses casos, a empresa tem a vantagem de ter um segundo contato com o cliente, ajudando a loja a proporcionar uma boa experiência para o consumidor.

Pensando na gestão das duas lojas, é importante ter em mente a necessidade de um sistema integrado entre os empreendimentos. Com o sistema, você pode verificar produtos do estoque que estejam disponíveis apenas para compra virtual.

Além disso, o sistema pode o auxiliar no planejamento financeiro das lojas, identificando os pontos negativos, uma estratégia de marketing ou um produto de pouca procura, por exemplo.

Quais são as vantagens?

Possibilidade de vender mais

O aumento das vendas está diretamente ligado à praticidade que o cliente terá ao comprar em casa. A entrega pode ser retirada em pontos físicos da loja ou ser recebida no domicílio.

As vendas aumentam também devido ao alcance que a loja virtual tem. Uma loja do norte de Minas Gerais pode vender para pessoas do sul do país sem muito esforço, por meio do site ou da loja online.

Aumento da satisfação do cliente

O segundo pilar do sucesso da integração entre venda em loja física e virtual é a satisfação do cliente. Essas duas formas de compras atendem à maior parte das necessidades dos consumidores.

Uma dica para você, que está começando a associar os dois tipos de loja, é oferecer descontos especiais em compras online com retirada na loja e frete grátis em produtos da loja virtual. Essas estratégias aumentaram a satisfação do cliente, elevando, assim, o número de consumidores fiéis dos seus produtos.

É fato estabelecido que o aumento dos canais de vendas estabelece um fluxo maior de clientes e consequentemente, introduz um crescente acréscimo no fluxo de caixa. Por tanto, optar pela integração da loja física com a loja virtual representa uma excelente estratégia para empresas que desejam aumentar seu campo de atuação.

Esse artigo o ajudou a entender a importância da integração entre loja virtual e física? Você se interessa pelo tema de gestão empresarial? Então, dê uma olhada também no nosso texto sobre gestão de canais de vendas!

cta-banner_ebook-sistema-de-gestao_como-usar-de-maneira-estrategica É possível ter loja virtual e física ao mesmo tempo? Saiba como!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fazemos parte do movimento #OpenWeStand

X
como lidar com mudanças - equipe de trabalho em reunião