Loja de móveis planejados: como definir metas e premiações para vendedores?

O capital humano de uma loja de móveis planejados é de extrema importância. Afinal, são os colaboradores que lidam diretamente com o público e ajudam a organização a obter melhores resultados, conquistando uma posição de destaque no mercado moveleiro.

Além do mais, uma equipe bem alinhada, que sabe atender às diversas demandas do público, é um diferencial competitivo, que faz com que a empresa saia na frente da concorrência.

Por isso, os empresários devem pensar em formas de manter o seu time bem motivado. É nesse cenário que entram as premiações, ferramentas capazes de tornar o quadro de efetivo mais disposto e até mesmo produtivo.

Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, como trabalhar melhor com essas questões — entendendo, por exemplo, as formas de definir metas e bonificações? Continue a leitura!

Determine os objetivos da sua loja de móveis planejados

O primeiro passo para obter sucesso nessa tarefa é definir o objetivo do plano de incentivo. Isto é: ele será criado para melhorar o desempenho dos funcionários, para potencializar as vendas ou para atrair e captar mais clientes?

Perceba que as finalidades são bem distintas e para cada uma delas existe um plano mais compatível. O empreendedor precisa, então, entender inicialmente as necessidades da organização e também dos seus colaboradores. Somente assim será possível pensar em uma estratégia adequada para a sua loja de móveis planejados.

Pense nas possibilidades de bonificação

Quando se fala em premiação é quase que natural pensar em dinheiro, certo? Mas, já parou para analisar que existem outras formas de premiar que também são efetivas?

São elas: presentear com dias de folgas, fornecer um dia no spa, pagar uma viagem no final do ano ou proporcionar um curso extra. Essas são apenas alguns dos planos de incentivos de uma loja de móveis planejados.

O mais adequado, nesse contexto, é ter uma conversa franca com a equipe e entender quais são os incentivos que mais a agrada.

Estipule prazos

Outro ponto importante é a questão dos prazos. As premiações devem ter uma data de início e de fim. Dessa forma, todos terão oportunidade de se organizar para alcançar o cenário desejado e conquistar a premiação.

Também existem certas bonificações que podem ser fixas, como aquelas que premiam os colaboradores que têm um melhor desempenho mensal. Mas tenha cuidado com esse aspecto. Um programa de incentivo mal planejado pode despertar uma rivalidade desnecessária dentro do ambiente organizacional.

Recompense novas ideias para sua loja de móveis planejados

Proatividade é uma característica essencial em um vendedor, não é mesmo? Pessoas proativas são capazes de prever problemas, antecipando as soluções.

Além do mais, elas conseguem propor alternativas inovadoras que otimizam o tempo e aprimoram os processos. Por isso, nada mais justo do que premiar aqueles que têm iniciativa e fornecem boas ideias, contribuindo constantemente com o progresso da empresa.

Adotar a prática de recompensar os funcionários mais participativos e engajados é uma forma de promover uma cultura organizacional eficiente.

Honre as datas de pagamento

Esquecer de realizar o pagamento é um banho de água fria nos colaboradores, que após cumprirem todos os critérios necessários, não têm um retorno dos seus esforços.

Portanto, defina também a data exata que será entregue o prêmio e não deixe para o dia seguinte. Afinal, os colaboradores ficam ansiosos para que essa ocasião chegue logo, já que tal momento representa também o reconhecimento pelo trabalho realizado.

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Defina métricas e valores

Determinar métricas capazes de mensurar o resultado da equipe e definir os valores da comissão são etapas cruciais nesse processo. Atualmente, uma das estratégias mais utilizadas é oferecer uma porcentagem, que varia de 1% a 5%, em cima do valor faturado — isso se o vendedor atingir a meta estipulada.

Além do mais, existe a possibilidade de comissionar os colaboradores levando em consideração a rentabilidade do negócio, uma vez que não é tão vantajoso vender muito, contudo não possuir boas margens de lucro. Isto significa que o vendedor vai ter maiores ganhos nos contratos mais vantajosos para a organização.

Fato é que para a sua loja de móveis planejados alçar voos mais altos é preciso ter uma equipe dedicada e nada melhor do que investir em bonificações para motivá-la.

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