Checklist para uma gestão eficiente de uma rede de loja de móveis – FoccoLOJAS

Checklist para uma gestão eficiente de uma rede de loja de móveis

Apesar de parecer um negócio relativamente simples, fazer a gestão de uma loja de móveis é uma tarefa bem difícil. É necessário lidar com um grande volume de estoque, produtos bem exigentes em termos de conservação e, claro, garantir a melhor organização de todo o espaço. Algo bem complicado para uma pessoa sem o auxílio necessário.

Para gerir com eficiência uma rede de lojas de móveis, por exemplo, você precisa contar com alguns pontos essenciais para o bom funcionamento desse negócio, como a capacitação dos funcionários, a utilização de uma estratégia de marketing digital e a modernização da gestão por meio de um software.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e saiba qual é o checklist ideal para uma gestão eficiente de uma rede de lojas de móveis!

Treine os funcionários para melhorar o desempenho da equipe

A capacidade da equipe é um fator chave para o melhor desempenho de cada parte do negócio, incluindo de sua gestão. Um time bem treinado, com todas as competências que você precisa e bem alocado em suas respectivas funções é sempre mais rentável.

Para isso, mapeie todas as competências necessárias para a melhora do desempenho da equipe. Convoque os seus melhores vendedores e, com o apoio do setor de Recursos Humanos, identifique as qualidades, competências e habilidades que eles têm em comum.

Prepare-se para treinar os demais colaboradores da equipe comercial. Quando se encontram bem alocados, eles tendem a entregar os melhores resultados.

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Invista em uma estratégia de marketing digital

Atualmente, os varejistas que desejam crescer sabem que devem focar continuamente em estratégias de marketing digital. Desta forma, invista na presença on-line para expandir a atuação da marca.

Aproveite a presença on-line para divulgar a rede de lojas nas redes sociais, criando um diálogo tanto com os clientes já estabelecidos quanto com aqueles em potencial.

Pensar em SEO também é algo extremamente importante. Essa técnica de otimização para sites, blogs e demais páginas web aproxima a sua marca dos consumidores.

Caso tenha uma estratégia de SEO bem elaborada e aplicada, é bem possível que sua página apareça nos primeiros resultados dos buscadores quando os usuários estiverem procurando por produtos comercializados por você. Com isso, o número de vendas pode aumentar.

Produza também um blog e aposte no marketing de conteúdo, nutrindo os clientes potenciais com informações relevantes que impulsionarão as vendas no futuro. Crie autoridade on-line e destaque-se dos concorrentes.

Substitua as planilhas por um software de gestão

Antes do surgimento das planilhas, fazer o controle financeiro poderia ser um caos. Isso porque todas as informações eram preenchidas em cadernos. Números errados ou esquecidos impactavam nos resultados e dificilmente eram identificados.

O tempo passou e as planilhas também foram substituídas por soluções mais modernas e eficazes, como os softwares de gestão. Um funcionário precisa intervir sempre que a planilha necessita ser atualizada. Por esse motivo, corre-se o risco de perder informações com o tempo e causar transtornos para o negócio.

O mesmo não ocorre com o software. Dessa forma, há informações que podem ser preenchidas e atualizadas automaticamente.

Uma das grandes vantagens da automatização da gestão por meio de um software é a sua capacidade de centralização de um grande volume de dados. Isso permite uma gestão mais atualizada e eficaz da rede de lojas de móveis.

Possibilita, ainda, que as áreas da rede passem a trabalhar de forma integrada, oferecendo mais eficiência e agilidade nos processos. Assim como a credibilidade nos dados para as tomadas de decisão.

Verifique alguns pontos importantes na gestão eficiente de uma loja de móveis

As dicas que citamos acima são bem úteis para assegurar seu desempenho, mas há outros aspectos que contribuem para uma gestão eficiente de uma loja de móveis. Entender os tipos de gestão e como eles funcionam é o próximo passo neste tópico.

Para te ajudar, listamos as três principais frentes de gestão em uma loja e como elas podem ser conduzidas:

Gestão de clientes

Hoje em dia, não é mais o suficiente deixar a sua loja aberta e esperar as pessoas entrarem. Enquanto gestor, você precisa fazer um esforço ativo para otimizar seu desempenho e se manter relevante diante do público. Para isso serve o trabalho de gestão de clientes.

De forma bem simples, a sua empresa deve ter um posicionamento mais ativo no que diz respeito à busca pelos clientes, incluindo a forma como você constrói sua imagem em redes sociais. Além disso, é importante ter um registro de todos os leads e clientes que já passaram pelo seu negócio, de preferência através de um cadastro. Isso te ajuda não só a administrar melhor suas vendas como otimizar o processo de conversão.

Gestão de estoque

A próxima etapa é acompanhar de perto a movimentação do seu estoque. Muitos gestores tendem a só aceitar quando todos os móveis são vendidos, interpretando isso como uma vitória. Porém, isso significa que, até chegar o próximo carregamento, você perderá todas as oportunidades de venda. Esse fenômeno é chamado de “quebra do ponto de venda”.

Uma gestão adequada de estoque garante uma boa frequência de reposição, melhor preservação dos produtos e evita erros de registro. Para quem precisa manter o controle da mercadoria, todo esse fluxo de informação é vital.

Gestão de fornecedores

Por fim, mas não menos importante, você deve acompanhar também o trabalho realizado pelos seus fornecedores. Afinal, se estes não fazem as entregas no volume necessário e dentro dos prazos estabelecidos, você pode ficar sem mercadoria em sua loja de móveis.

Também é importante ter em mente que seu negócio deve se preparar para receber esses fornecimentos. Isso costuma incluir principalmente a limpeza do estoque, remoção de mercadoria velha e preparação do espaço da loja para acomodar novas amostras. É um pequeno investimento de tempo para maximizar a eficiência da empresa.

Assim como todas essas dicas, você não deve ter mais tanta dificuldade para fazer uma gestão eficiente da sua loja de móveis. Observe atentamente as informações citadas neste post e continue investindo em ferramentas para melhorar o controle sobre seu negócio.

Percebeu como o checklist oferece uma gestão eficiente para sua rede de lojas? Se você gostou deste post, veja também receios comuns que gestores, como você, têm na hora de aderir à solução de um sistema de gestão.

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Mostrando 2 comentários
  • Edu
    Responder

    Parabens pelo material, colocaremos o obvio em pratica, porque nao o fazemos. Gostei do texto.

    • Clarissa
      Responder

      Olá! Obrigada pelo seu feedback! Continue acompanhando nossos conteúdos no blog do FoccoLOJAS!

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