Estratégias de fidelização de clientes para loja de móveis

11 estratégias de fidelização para aumentar as vendas de sua loja de móveis

Fechar vendas é uma parte vital de qualquer negócio, independentemente do setor. Sua loja de móveis precisa vender uma quantidade mínima de produtos todo mês para cobrir suas despesas e garantir algum lucro. Porém, para assegurar seu crescimento, o melhor é pensar na fidelização de clientes. Garantindo assim, rentabilidade mais estável ao longo dos anos.

Está em busca de estratégias de fidelização para aumentar as vendas da sua loja de móveis planejados? Então você acabou de encontrar o conteúdo certo! Afinal, tocar um negócio é como andar de bicicleta: é preciso estar em movimento para não cair. Ou seja, é preciso se aprimorar, pesquisar, investir, inovar, se esforçar e persistir sempre.

Mesmo em momentos nos quais o cenário econômico do mercado e do país não se mostram otimistas, manter-se atento e bem informado são pré-requisitos para que a sua empresa alcance o sucesso.

Como nós sabemos que o tempo de um gestor de empresas é bem corrido, preparamos uma lista com dicas valiosas. Elas poderão inspirar você a definir as melhores estratégias para elevar as vendas em sua loja de móveis através da fidelização de clientes. Confira!

1. Dê incentivos à sua equipe de vendas

Muitos lojistas colocam como prioridade o investimento no processo de “atração” dos clientes — anúncios, preços competitivos, vitrines elaboradas — e se esquecem de se preparar para o momento mais importante: quando o cliente coloca os pés na loja.

Quem abre a porta para recebê-lo tem um sorriso no rosto? A visita é prazerosa a ponto de ele vai voltar? E quando voltar, ele trará amigos? Respostas positivas para essas questões dependem de um fator essencial: sua equipe.

Um vendedor feliz, disposto, bem informado e prestativo é quase tudo que o cliente quer. Investir e garantir o bem-estar da sua equipe de vendas para que ela também se apaixone pelo seu negócio, deve ser sua meta. Afinal, o sucesso do vendedor é o sucesso da sua empresa!

Invista na capacitação e na motivação da equipe de vendas da sua loja. Como? Promovendo treinamentos, criando possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, oferecendo comissões, bonificações e prêmios, entre outras formas.

2. Crie um ambiente agradável como uma das suas estratégias de fidelização de clientes

Você, com certeza, já passou pela situação de entrar em um ambiente tão agradável que não quis sair de lá. E quando se trata de uma loja de móveis, investir na elaboração de um espaço atraente e bem decorado faz toda a diferença. Por isso, mãos à obra!

Organize um showroom criativo e requintado, para que os clientes possam ver na prática como os seus produtos têm qualidade e bom acabamento. Crie cômodos completos e convide os clientes a interagirem com cada detalhe. Faça-os se sentirem em casa, imaginando como aqueles móveis poderiam transformar o seu lar em um ambiente ainda mais confortável.

Além de simular os ambientes de uma casa — dormitório, salas de estar, jantar e televisão, cozinha, banheiro e área externa —, reserve um espaço para o atendimento. É nesse local que serão avaliados os projetos e feitas a negociações de contrato. Por isso, evite a poluição visual, para que o foco seja a negociação. E, claro, não se esqueça de disponibilizar cadeiras confortáveis, biscoitos, água e um café; itens que podem fazer grande diferença na hora de fechar um pedido.

3. Invista em comunicação

Equipe preparada, ambiente aconchegante e organizado, é hora de atrair clientes para viverem a experiência de conhecer sua loja. Para isso, é fundamental desenvolver um bom planejamento de comunicação, que inclua ações adequadas ao tamanho do seu espaço, quantidade de lojas, localização e objetivos.

Nesse ponto, é interessante contratar uma agência especializada, pois ela o orientará sobre a melhor maneira de comunicar com seus clientes, atraindo-os para sua loja.

Assim, o primeiro passo é apurar qual o perfil do seu público-alvo, para depois entender seu “mundo”, ou seja, onde vive, sua profissão, suas motivações, preferências, capacidade de pagamento, entre os outros aspectos. A dica aqui é criar uma pesquisa completa para embasar as diversas tomadas de decisão que podem vir a seguir.

Por exemplo, se ao concluir a pesquisa, você perceber que o target de sua loja de móveis planejados é composto por casais, recém-casados, sem filhos e com renda mensal de até dez salários-mínimos, sua estratégia de comunicação deve acompanhar essas características.

 

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4. Disponibilize diferentes formas de pagamento

Considerando que móveis planejados geralmente têm um alto custo, é fundamental oferecer aos seus clientes facilidades e diferentes possibilidades de pagamento.

Mas, antes de criar a política de pagamento ideal à sua loja, avalie suas finanças, fluxo de caixa e reflita sobre como disponibilizar opções interessantes aos seus clientes e ao seu negócio.

Seja qual for a sua escolha, procure aceitar o maior número de bandeiras de cartão disponíveis, pois seria desagradável perder uma venda por não aceitar a bandeira do cartão de crédito de seu cliente. Não deixe também de proporcionar opções de parcelamento, preferencialmente sem juros. Essa facilidade incentiva os clientes a comprarem mais, pois sabem que pagarão valores reduzidos por mês.

Por fim, considere a possibilidade de disponibilizar carnês de pagamento ou ainda estabelecer uma parceria com uma financeira, o que permitirá que você ofereça o benefício do parcelamento sem comprometer o seu fluxo de caixa.

5. Estimule a fidelização de clientes

Não é porque o cliente gosta da loja, dos produtos, do atendimento, dos preços e das formas de pagamento que ele será fiel. O tratamento diferenciado e os cupons de desconto podem ajudar, mas sua loja pode mais!

Já existem algumas soluções tecnológicas, como os bancos de dados de clientes. Eles são formados pelas informações deixadas pelos consumidores no momento da compra, como e-mail, telefone e endereço.

Seja inteligente e use esses meios a seu favor para “conversar” com seu cliente de vez em quando. Especialmente em datas comemorativas e outras ocasiões em que o poder de compra e/ou interesse por móveis planejados pode aumentar.

Algumas sugestões de contato são:

  • informar sobre uma nova promoção;
  • enviar um cartão de aniversário que ofereça um desconto exclusivo;
  • checar se ele ficou satisfeito com a compra e se o produto comprado tem atendido à necessidade;
  • sugerir algum produto que combine com aquele que foi comprado recentemente.

Para compor esse banco de dados, também chamado de mailing, você não precisa se limitar às pessoas que já são seus clientes. Seja no ambiente físico ou no ambiente virtual (site do seu estabelecimento), procure criar situações em que os visitantes deixem seus dados de contato. Valem sorteios de produtos, descontos em parceiros e download de e-books com assuntos relacionados à arquitetura e decoração

6. Use a tecnologia para vender móveis planejados

Vamos resumir em uma frase com ares de conteúdo motivacional: quem não planeja, tem destino, quem planeja, tem futuro! Concordamos que esse não é um dos trabalhos mais fáceis, mas a tecnologia está aí para facilitar a sua vida.

Descubra quais os lançamentos em softwares relacionados a rede moveleira e avalie a aplicabilidade em seu negócio. Existem inúmeras opções e a principal e indispensável é aquela que proporciona uma gestão automatizada do seu negócio.

Um bom software de gestão economizará aqueles minutos preciosos que muitas vezes são gastos em processos burocráticos. Fazendo, dessa forma, sobrar mais tempo livre para que você possa investir em inovação e no crescimento da sua empresa!

7. Faça revisões constantes em seu plano de vendas

Mesmo que tudo siga de acordo com o plano, você deve se perguntar: “será que estou mesmo fazendo tudo certo?”. Podem ser palavras simples, mas já fazem uma grande diferença nas vendas da sua loja de móveis. Transformar esse tipo de questionamento em um hábito contribui para o aprimoramento constante dos seus protocolos e do seu atendimento.

Em termos mais práticos, você pode marcar um dia por mês ou por semana para se reunir com a equipe de vendas de sua loja e avaliar como o trabalho vem sendo conduzido. Peça a eles um feedback, sugestões e verifique se existe alguma forma de tornar o trabalho de todos mais eficiente.

Atente-se aos colaboradores que não estão alcançando bons resultados e procure entender os motivos. Você poderá descobrir que é o momento de trocar algum colaborador, seu escopo de atividades ou apenas buscar novas estratégias para aumentar as vendas. Reavaliar a própria atuação enquanto empreendedor é o que separa as pequenas das grandes empresas.

8. Estude as tendências

Para conseguir aumentar as vendas de sua loja, você precisa estar atento a tudo o que acontece no mercado de móveis e decoração. E, principalmente, disponibilizar aos seus clientes produtos atuais e que espelham os desejos de seus clientes.

Para isso, não deixe de acompanhar todas as feiras e eventos do setor a que tiver acesso. Além de fazer networking, isso o manterá informado e o ajudará a oferecer peças que são tendência com muito mais conhecimento.

Um exemplo prático: dependendo do target de sua loja, é possível que alguns clientes o procurem citando referências de designers famosos ou alguma marca favorita. Portanto, se você e sua equipe de vendas estiverem atualizados, poderão conduzir essa venda da melhor maneira. E mais! Demonstrar que o seu estabelecimento conta com os últimos lançamentos.

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9. Conquiste o cliente no PDV

Quanto de divulgação é necessário para conseguir atrair um cliente? Fácil saber. Após a execução de todo o planejamento de comunicação em que foram investidos recursos para atrair a atenção do seu público-alvo. Desta forma, ele finalmente chegará ao seu ponto de venda.

Nessa situação, um atendimento cordial pode ser o divisor de águas no processo de fidelização de clientes, podendo decidir entre o “estou só olhando” para “estou procurando um móvel desse jeito para a minha sala de estar”. Procure descobrir os interesses de seus consumidores, mas cuidado para não se tornar invasivo e insistente.

O ideal é mostrar-se disponível, deixando-o à vontade para que consulte você caso tenha alguma dúvida. Não se esqueça de investir em comunicação visual! Você pode utilizar cartazes, displays e outras peças gráficas que despertem a curiosidade de seu cliente a conhecer melhor os seus produtos e/ou promoções.

10. Tente oferecer algo original

Você talvez note que as vendas da loja de móveis costumam vir principalmente de algum produto característico, algo que sua empresa oferece e que é único. Se esse produto já é reconhecido, basta garantir que ele acompanhe o crescimento da demanda.

Um item único no catálogo apresenta várias vantagens. Primeiro, é algo que sua concorrência não pode oferecer tão facilmente. Segundo, é um dos motivos principais para que os clientes recomendem seu serviço.

Explore as qualidades desse item em suas ações de comunicação. E, se considerar interessante, ofereça variações desse mesmo produto (diferentes modelos e cores).

11. Verifique o retorno sobre o investimento na fidelização dos clientes

Depois de todas essas dicas e métodos para aumentar suas vendas e conseguir clientes mais fiéis, qual é o retorno que você pode esperar de todo esse tempo e esforço investidos? Na verdade, vários!

Veja aqui 4 exemplos desses benefícios que você já pode esperar.

Retorno maior no longo prazo

Tomar uma atitude hoje para manter sua empresa funcionando hoje é bem importante, mas há muito mais que você precisa pensar se pretende fazer sua loja crescer nos próximos anos. Se concentrar em uma venda de cada vez não vai ser o suficiente para assegurar uma rentabilidade estável nem uma boa base para crescimento.

Investir em clientes mais fidelizados gera muito mais retorno ao longo do tempo, pois os mesmos que fizeram uma compra e saíram satisfeitos tendem a voltar novamente sempre que precisarem de um novo móvel. Tenha isso sempre em mente, pois o rendimento das vendas se acumula ao longo do tempo.

Menor custo de aquisição por cliente

O Custo de Aquisição por Cliente, ou CAC, é um dos indicadores mais importantes para vendas. Basicamente, ele indica quanto você precisa investir em divulgação e atendimento para poder fechar 1 venda. Quanto mais baixo o valor, mais fácil e rápido foi o processo de venda. E maior será seu lucro em relação àquele cliente.

De forma geral, investir em fidelização de clientes é uma ótima maneira de diminuir esse custo de aquisição. Quando um lead já conhece sua loja e confia em seus serviços, ele não precisa mais receber tanto investimento para fechar a compra. Basta apresentar uma nova proposta que ele já conheça e dar continuidade.

Ticket médio mais elevado

O ticket médio é outro indicador que você deve ter sempre em mente quando avalia suas vendas. Ele representa o valor médio que cada consumidor gasta quando faz um pedido. Tickets maiores, obviamente, significam que seu cliente médio tem valor mais alto.

Muitos consumidores têm receio de gastar muito em algumas compras, pois não sabem se o investimento deles valerá a pena. Porém, quando eles conhecerem melhor sua loja e virem que seus serviços são bem prestados, eles não terão problema em pagar um pouco mais para ter os melhores móveis.

Criar evangelizadores da sua loja

Por fim, mas não menos importante, um cliente fidelizado é também um ótimo promotor para sua loja. Em geral, estas pessoas são mais propensas a recomendar você para novos clientes quando eles precisarem dos seus serviços. Se você fez um bom trabalho de atendimento e entregou um móvel de boa qualidade, certamente ganhará algum retorno nesse ponto.

Neste post você acompanhou importantes estratégias para aumentar as vendas de sua loja de móveis. Conforme visto, algumas pequenas ações podem representar um avanço significativo e, portanto, é preciso se aperfeiçoar e implementar ações que contribuam para o crescimento de seu negócio. Sendo assim, não perca mais tempo! Comece a aplicar o que aprendeu hoje e desfrute de boas vendas!

E se quiser mais dicas para sua loja de móveis, não só com relação à fidelização de clientes, é só assinar nossa newsletter e receber tudo em primeira mão.

 

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