Veja 7 dicas de Promob

Em um mercado cada vez mais competitivo, desenvolver um trabalho alinhado aos novos recursos tecnológicos pode ser o diferencial do seu negócio. No setor de móveis planejados, por exemplo, é possível utilizar software ERP específico para facilitar sua produção. Além disso, o uso de programas como o Promob permite a criação de projetos especiais sem nenhuma complicação. Ele oferece mais liberdade para planejar, atendendo às necessidades do consumidor de forma mais completa.

Essa ferramenta apresenta um sistema de modelagem em 3D, com funcionalidades de criação, edição, apresentação e venda de projetos de interiores em um só aplicativo. Assim, você consegue demonstrar para o cliente, de forma realista,  como o ambiente vai ficar.

Neste post, vamos apresentar 7 dicas de Promob para que sua experiência com o software seja a melhor possível e seus projetos sejam diferenciados e únicos. Confira!

1. Utilize a geometria para criação dos ambientes internos

O Promob tem uma biblioteca bastante diversificada, com abundância de formas predefinidas. Entre elas, há móveis genéricos, itens de decoração e milhares de texturas de madeiras, pisos e acabamentos.

Assim, caso seja necessário, você também tem a possibilidade de criar formas livres, como tampos, gesso e rodapés. Esse recurso é fundamental para elaborar projetos com itens originais e exclusivos.

A Geometria é a responsável por essa etapa de criação e está localizada no menu superior do programa. Assim, pela liberdade criativa, essa ferramenta é um dos pontos de destaque do software. Com ela, praticamente tudo pode ser produzido.

Um exemplo disso é a criação de letreiros decorativos para deixar o ambiente personalizado. Para fazer isso, selecione o botão “Construir Texto 3D” e uma janela será aberta para que você escreva e edite seu conteúdo como quiser. Depois dessa etapa, identifique o lugar disponível para inserção e, com um clique, estará pronto.

Se você preferir ainda mais personalização, o Promob permite a importação de itens criados em outros softwares como 3DS Max, Autocad e Solidworks.

E já que estamos falando sobre geometrias, existe uma para cada uso específico. Veja quais são e como usá-las:

Retangular

Para construir tampos retangulares em módulos já inseridos no projeto, acesse a ferramenta Geometria e selecione “Construir Geometria Retangular”. Clique no ponto de início da construção e movimente o mouse até o campo altura, nas propriedades à direita, e informe a altura do tampo.

Não é necessário pressionar “Enter”. Somente movimente até o próximo ponto de construção e clique.

Poligonal

Para construir tampos em “L” ou com ângulos, por exemplo, acesse a ferramenta Geometria e selecione “Construir Geometria”. Clique no ponto de início da construção e movimente o mouse até o campo altura, nas propriedades à direita e informe a altura do tampo.

Não é necessário pressionar “Enter”. Somente movimente até o próximo ponto de construção e clique. Repita o processo até fechar a geometria e, em seguida, clique com o botão direito para efetivar a construção.

Linear

Para construir tampos lineares, acesse a ferramenta “Construir Geometria” e selecione “Construir Geometria Linear”. Clique no ponto inicial da construção, movimente o mouse até as propriedades à direita e altere as propriedades altura e espessura de acordo com sua necessidade.

Em seguida, clique nos pontos para posicionar o acabamento. Após definir o último ponto, clique uma vez com o botão direito para finalizar.

Para perfurar a geometria no Promob

Você pode perfurar paredes, piso e outras geometrias por meio do comando “Furar”, disponível para todas as geometrias durante ou após a construção. Para furar uma forma, selecione o formato de geometria de acordo com o formato desejado para a perfuração.

Em seguida, clique com o botão direito sobre o local que será perfurado. Clique com o botão esquerdo para iniciar a construção. Após finalizar a construção, clique com o botão direito sobre a geometria e selecione a opção “Furar”.

Para editar a geometria

Depois de construir as geometrias no projeto, você pode fazer alterações nas formas e propriedades por meio do editor de geometrias. Para isso, clique com o botão direito sobre uma geometria no projeto e selecione a opção “Editar Geometria” para abrir a janela 2D.

Dessa forma, com essa ferramenta, é possível criar curvaturas, editar vértices e criar perfil na geometria.

2. Represente a área molhada

Para representar uma área molhada, o usuário da loja de móveis deverá utilizar o comando “Furar”, na ferramenta “Geometria”. Clique com o botão direito sobre o tampo que deseja furar.

Após isso, com o botão esquerdo, inicie o desenho de uma geometria sobre o tampo e defina as dimensões desejadas — essa será sua área molhada. Para perfurá-la clique com o botão direito sobre a geometria construída e clique na opção “Furar”.

Construa outra geometria por dentro da perfuração feita e defina a altura como a metade da altura do tampo. Em seguida, uma cuba pode ser adicionada da biblioteca de objetos para representação da pia.

3. Empregue a ferramenta de iluminação no Promob

A parte da iluminação no software provoca o efeito de uma luz ambiente. Mas essa não é a única alternativa para a questão da luminosidade do seu projeto. Outras fontes permitem ajustar a posição do foco da luz de maneira precisa. Com a luz spot, por exemplo, você pode iluminar a planta de maneira cuidadosa. A luz linear também é uma boa opção, gerando pontos de iluminação na renderização.

Seja qual for a luz escolhida, para editar suas configurações basta clicar na ferramenta “Editar Luzes” na barra de ferramentas superior e, então, alterar o padrão conforme suas necessidades.

Para criar efeito de luz em corrente, selecione uma luz spot, faça a rotação e coloque-a direcionada para a parede com uma distância de 50 mm. A intensidade pode ser regulada automaticamente pelo programa. Se preferir, você pode desativar esse controle, regulando de acordo com a sua preferência.

Faça o arranjo na quantidade necessária, com espaçamento de 50 mm, lembrando que essa iluminação não pode encostar na parede ou em outros objetos. Na janela de configuração de render, marque a opção ativar passagem de luz nos itens transparentes.

Também é possível acrescentar outros pontos de luz em seu projeto, por meio da inserção de luminárias. Elas estão disponíveis na parte da linha. Decore seu projeto para que você seja capaz de escolher não somente a luminária que deseja, como também a intensidade na qual ela vai funcionar.

4. Personalize as texturas e revestimentos

A aplicação de materiais permite definir o acabamento das paredes e do piso do ambiente. Para tanto, localize o material desejado na janela de materiais, clique sobre ele e arraste até onde deseja inseri-lo.

Escolha se a aplicação da textura será em apenas uma parte do objeto ou nele todo. Os acabamentos de itens de mobiliário seguem o mesmo processo para serem aplicados. A única diferença é que as texturas de móvel estão separadas em componentes que tornam possível atribuir elementos distintos.

Assim como na importação de objetos, outras texturas ou revestimentos também podem ser adicionados na biblioteca do programa. Por exemplo, você pode usar um papel de parede diferente daqueles oferecidos. Uma vez acrescentado, esse elemento externo também poderá ser aproveitado em outros projetos.

Nesse caso, basta salvá-lo nos favoritos: abra a janela de materiais, depois a janela dos mais usados; com o botão direito do mouse clique sobre o item desejado e em “Adicionar para Favoritos”. Você pode atribuir ao material o nome que desejar, organizando-os em grupos.

Além disso, caso você queira deixar seus produtos mais estilizados, também existe a possibilidade de obter diferentes resultados utilizando um único material. Para isso, no Render Up, acesse a aba “Ferramentas e Propriedades” — “Materiais”. Selecione o item que deseja alterar e busque as configurações de acabamento.

Lá estarão disponíveis duas opções: predefinidos, em que existem os efeitos já prontos no programa, e customizado, que permite que você crie seu próprio efeito.

5. Confira as dicas de Promob para acrescentar faixas

O editor de faixas funciona para criar divisões horizontais e verticais nas paredes, para que diferentes materiais possam ser inseridos nessas aplicações.

Para tanto, quando estiver usando essa ferramenta, clique com o botão direito sobre a parede desejada e escolha a alternativa “Editar Faixas”. Após esse passo, selecione a faixa de sua preferência, horizontal ou vertical.

Feito isso, o próximo passo é determinar a posição em que elas serão adicionadas na parede. Movimentando o cursor na área cinza, algumas linhas serão exibidas e, para concluir, basta dar um clique quando a faixa estiver na posição desejada.

Lembre-se de que as faixas verticais são colocadas individualmente, já as horizontais ocorrem em todas as paredes, pois são agrupadas simultaneamente.

Editando as faixas

Para editar, abra o editor de faixas e utilizando a ferramenta “Selecionar/Mover”, selecionando em seguida, a faixa que deseja alterar. Clique e arraste a faixa para a nova posição ou informe nas caixas de edição o valor desejado para ela.

Salvando esquemas de faixas

Adicione as faixas na parede e clique no botão “Salvar”. Digite um nome para o esquema de faixas e clique em “Ok”. Dessa forma, o esquema de faixas ficará armazenado no seu computador para ser utilizado em outros projetos ou paredes.

6. Importe blocos externos

O Promob oferece a alternativa de importar arquivos de outros programas, como do 3D Warehouse Sketchup, que é a ferramenta mais utilizada. O procedimento é simples, mas exige atenção quanto à compatibilidade dos formatos. Os que apresentam melhor compatibilidade são as versões 6, 7 e 8.

Abra o arquivo no Sketchup e salve na pasta desejada. Uma dica para não deixar o bloco muito pesado é: antes de salvar, clique na peça, vá na aba “Janela” e na opção “Informação do Modelo”, selecione “Eliminar não Usados”.

Salvar o objeto no formato “obj” com a opção “Referenciar” também ajuda a tornar o arquivo mais leve. Feito isso, o próximo passo é importá-lo para o Promob, salvar nos favoritos e você já poderá usá-lo.

7. Faça a renderização do seu projeto no Promob

O processo de renderização significa, em resumo, gerar uma imagem que dará a visualização de tudo o que foi feito.  Concluídas as etapas de criação, clique no botão “Renderização” e escolha a qualidade que desejar. O software reúne todas informações e as transforma em uma imagem onde você conseguirá ver alguns detalhes que não são visíveis na dimensão 3D, como materiais aplicados e detalhes de iluminação.

Com a grande disponibilidade de produtos no mercado, os clientes passaram a ter maiores opções de escolha e, consequentemente, estão cada vez mais exigentes. Dessa forma, os recursos de tecnologia juntamente com as boas práticas de gestão de vendas são a chave para o sucesso da sua empresa.

Sabendo usar essas ferramentas, além de aumentar a produtividade, seus consumidores ficarão mais satisfeitos com a qualidade dos serviços, podendo adquirir produtos diferenciados e únicos.

Gostou das nossas dicas de Promob? Quer saber mais sobre essas e outras ferramenta para sua loja de móveis planejados? Então assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts