6 hábitos que prejudicam suas vendas e fazem você perder clientes – FoccoLOJAS

6 hábitos que prejudicam suas vendas e fazem você perder clientes

Quando se pensa em como não perder vendas, você avalia alguns hábitos que sua equipe comercial adota sem perceber?

O mercado está cada dia mais competitivo. Produtos similares podem ser comercializados em quase todas as regiões, muitas vezes, com uma pequena ou quase nenhuma diferença de valores. Isto acaba tornando o bom atendimento vital, ao definir se as vendas, são de fato, fechadas. Existem algumas atitudes que, mesmo sem a intenção, podem comprometer a possibilidade de venda e de toda a negociação.

Listamos 6 hábitos que devem ser evitados a qualquer custo para ajudá-lo a conquistar um cliente e não perder mais possibilidades de vendas. Confira!

1. Como não perder vendas: ouvir o cliente

Entender o que o seu cliente deseja e saber como atingir suas expectativas é crucial para fechar uma venda. Muitas vezes, prestar atenção em algum detalhe que o cliente disse é fundamental para fechar o negócio.

E como fazer isso?

Mostrar que você compreendeu a exclusividade da demanda não somente ajuda a aproximar a relação, como permite que você ofereça soluções específicas para a necessidade dele.

Envolva-se com os problemas do seu cliente para ajudá-lo da melhor maneira. Assim, é possível fazer um planejamento detalhado de todas as etapas do projeto, minimizando possíveis erros.

2. Falar demais e perguntar de menos

A maioria dos clientes tem aversão a “vendedores papagaios”, que falam sem parar sobre o produto e não perguntam o que o cliente busca. Esta atitude também afasta o cliente, que pode sair do estabelecimento, mesmo precisando do produto. Ele acaba fazendo de tudo para não ouvir mais o vendedor falar.

Entender o tempo do cliente é essencial para não perder a possibilidade da venda.

3. Não estar capacitado

Hoje em dia, os clientes estão muito mais antenados sobre o que buscam. Eles saem de casa já sabendo o que procurar, o que o produto pode ou não proporcionar e, às vezes, entendem melhor o produto do que muitos vendedores.

Por isso, realizar treinamentos e compartilhar conhecimento sobre o que se vende é um investimento que deve ser feito sempre. Afinal, nunca sabemos quando encontraremos um cliente que busca os detalhes mais minuciosos.

4. Atacar a concorrência

A diferença entre produtos e serviços é cada dia menos perceptível ao cliente, inclusive, quando o assunto é comparação de preços. Por isso, não adianta falar mal da concorrência. Procure entender ao máximo todos os detalhes e serviços que a concorrência oferece para saber em quais pontos você se destaca.

Assim, você foca nos seus diferenciais, tendo a consciência que seu produto é o melhor naquilo. Invista em apresentar o quanto o seu produto é bom, listando todos os seus benefícios.

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5. Focar somente no preço

Ao avaliar saídas em como não perder vendas é fundamental não focar somente no preço que o cliente pode pagar. Existe uma regra de ouro no marketing que diz que o cliente apenas reclama do preço quando não consegue perceber o valor do que está adquirindo. Foque no valor agregado de determinado produto, salientando seus benefícios, seus diferenciais e suas qualidades.

Esta prática faz toda a diferença!

Geralmente, você não sabe o quanto o cliente pode ou não investir. No entanto, um produto com qualidades relevantes tem muito mais chances de se tornar atrativo do que muitas promoções.

6. Subestimar o cliente

Muitos vendedores têm o péssimo hábito de subestimar o cliente. Baseando-se em sua experiência em vendas, acredita que pode compreender o perfil do seu consumidor apenas de bater o olho nele.

Entretanto, nem sempre essa maneira é a mais acertada.

Você pode até saber muito de mercado, do produto e de vendas, mas seu cliente quer ser tratado de igual para igual. Afinal, todos devem ter um ótimo atendimento sempre!

Se o cliente sentir que está sendo tratado com indiferença, além de você realizar um péssimo atendimento, seu negócio pode receber uma má reputação no mercado.

Tome sempre muito cuidado!

Estas são apenas algumas dicas para que sua equipe comercial saiba como não perder vendas. E você? Tem alguma história relacionado às nossas dicas? Deixe aqui nos comentários!

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