Como aumentar as vendas da sua loja de móveis planejados – FoccoLOJAS

Como aumentar as vendas da sua loja de móveis planejados

companhando o mercado imobiliário, o setor de móveis planejados é um dos que mais cresceu nos últimos anos. Segundo dados do IEMI Inteligência de Mercado, divulgados em dezembro de 2015, o setor chega a movimentar cerca de R$ 14 bilhões no país. Embora a perspectiva fosse de um recuo de 5,5 % na produção do volume de peças, os valores tendem a aumentar cerca de 1,3%, indicando boas perspectivas para os lojistas e fabricantes.

Por mais que este seja um setor que apresente percentuais otimistas, é verdade que para aumentar os valores de um produto é necessário ter bons vendedores. Para ter bons resultados em vendas, mais do que condições de pagamento e preço, o lojista precisa ser estratégico e conhecer muito bem seus clientes e concorrentes.

Para saber como aumentar as vendas da sua loja de móveis planejados, fique de olho nas dicas que separamos para você neste post!

Capacite seu vendedor para oferecer soluções

Um dos erros mais comuns praticados por vendedores do setor é a venda apenas de produtos e não de soluções. Como existe um procedimento prévio e customizável para a elaboração do projeto, muitos vendedores focam em oferecer qualidade e acabamento. Porém não se preocupam em entender quais são as necessidades do cliente.

Veja aqui 4 dicas para se destacar no mercado de lojas de móveis 

Seu cliente não pretende sair da sua loja um expert em tipos de MDF ou formas de acabamento. O que ele precisa é saber se é possível inserir uma adega em sua cozinha, já que é um apaixonado por vinhos, por exemplo.

Para ampliar as vendas, seus vendedores devem ser orientados e treinados para ouvir o cliente e oferecer soluções, antes de sair mostrando showroom e todos os produtos que vocês tem na loja.

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Como aumentar as vendas: Feche parcerias com outros profissionais do setor

Quando o lojista é responsável por desenvolver o projeto, o valor agregado é maior e consequentemente a chances de fechar uma boa venda também são maiores. Porém, não desconsidere o mercado dos arquitetos como um concorrente, mas sim como um aliado.

Que tal realizar eventos chamando arquitetos da sua região para consolidar parcerias? Mostre como contar com móveis planejados em um projeto de arquitetura pode ser um benefício para o profissional e para a sua loja. Isso pode ser um jeito de trazer mais clientes e vendas para o seu negócio.

Avalie seu showroom

O showroom é o cartão de visitas da sua loja, por isso deve ser muito bem planejado e exposto. Avalie sempre se o ambiente é aconchegante e se o cliente se sente à vontade nele. Invista em um espaço para crianças, por exemplo. Ofereça um café como forma de cortesia e boas-vindas.

A otimização desse espaço também é fundamental. Se você não sabe como aumentar as vendas, talvez essa seja a solução. Um showroom muito confuso ou tortuoso geralmente leva os clientes a não olharem nem metade dos seus produtos.

Possuir uma estrutura mais simples e navegável é mais eficiente tanto do ponto de vista prático quanto do estético. Planeje esse espaço de modo a inspirar o seu cliente, mostrando como os seus móveis planejados podem fazer toda a diferença na casa dele.

Por fim, para agregar ainda mais valor, você pode buscar alguns dos arquitetos com os quais já possui parceria. Um ambiente assinado por um arquiteto respeitado pode ser uma boa forma de passar credibilidade para os clientes. Além de já guiá-los para o que eles desejam comprar.

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Avalie as referências do cliente

Em geral, os clientes já entram em sua loja com referências da concorrência. Por isso, seus vendedores precisam conhecer quem são seus concorrentes para saber vender seu diferencial e assim conquistar mais clientes.

Muito além de produtos, seus vendedores devem ser capacitados para mostrar qual o diferencial, tendo como parâmetro o que outros empreendimentos desse nicho estão oferecendo.

Por exemplo, se a qualidade principal dos seus produtos é a durabilidade, todo vendedor deve saber a hora de mencioná-la aos clientes. Geralmente quando são questionados quanto ao valor dos móveis.

Saber ouvir o cliente é imprescindível, pois você pode usar esse conteúdo de maneira estratégica para conquistá-lo e fechar a venda!

Venda exclusividade

Boa parte dos clientes que buscam uma loja de planejados o fazem com base na praticidade e no preço. Porém, isso não significa que eles não queiram exclusividade, ou seja, desejam soluções adequadas às suas necessidades.

Tenha um bom briefing para apresentar o projeto e faça com que o cliente se sinta exclusivo durante o atendimento.

Não há como aumentar as vendas oferecendo o mesmo que os concorrentes. O ramo de móveis planejados lida diretamente com as necessidades particulares de cada comprador. Sua loja precisa atender a essa demanda na medida do possível, pois é ela que diferencia seu negócio das lojas de móveis comuns.

Não é necessário criar todo um novo conceito artístico para oferecer exclusividade. Em muitos aspectos, nem é necessário desenvolver algo muito inovador. Um bom exemplo são móveis com partes opcionais.

Deixe seu cliente escolher cores, modelos de gavetas, formato de puxadores, desenhos e texturas de superfícies etc. Tudo que você precisa fazer é orientá-lo. A combinação desses elementos é bem mais barata e pode facilitar muito a satisfação do cliente.

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Faça a classificação dos seus clientes

Você certamente já notou que alguns visitantes são melhores para aumentar as vendas do que outros. Estes se tornam clientes com maior facilidade e/ou retornam com mais frequência. Naturalmente, é neles que você deve focar a maior parte dos seus investimentos, já que são os que têm maior possibilidade de retorno rápido.

Para fazer essa qualificação, você precisa entender o potencial de compra do seu cliente, o que você pode conseguir já no primeiro contato. Se os seus vendedores estão bem treinados, vão saber reconhecer os perfis com maior chance de compra e como lidar com cada um deles.

Transmita entusiasmo com o projeto

Tanto para o designer quanto para o vendedor, é importante exercitar as habilidades de comunicação e o carisma pessoal. Se o atendente não demonstra estar engajado no desenvolvimento do projeto e em satisfazer o cliente, é provável que a maioria deles simplesmente desista da compra.

Enquanto falar dos móveis, projetos e dos planos, lembre-se de transparecer seu engajamento. Não tenha pressa em falar, dê a eles o tempo necessário para comunicar o que desejam e depois responda. E sempre ofereça algo relevante para contribuir com o sonho do seu cliente.

Tome cuidado para fechar o negócio

Da mesma forma que alguns vendedores podem se precipitar na hora de elaborar o projeto, alguns também podem não dar ao cliente o tempo necessário para avaliar uma proposta de fechamento. No pior dos casos, isso pode colocar a perder todo o trabalho já realizado. Paciência e sensibilidade são a chave aqui.

Primeiro, pergunte ao cliente como ele deseja arcar com os custos. Se prefere parcelar, pagar à vista ou se quer ouvir as propostas. É provável que ele pergunte por tudo antes de escolher, então, espere esse momento para fazer a listagem.

Depois, dê um tempo para que o cliente avalie as opções e, se for necessário, ofereça algumas alternativas. Estar preparado para os pedidos de desconto também é um passo importante.

Agora que você já tem as dicas de como aumentar as vendas na sua loja de móveis, prepare seus vendedores, invista no seu negócio, aja de maneira pró ativa com relação ao mercado. Os resultados são sempre consequência do seu esforço e dedicação!

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