Aplique benchmarking na loja de móveis planejados

4 razões para aplicar benchmarking na loja de móveis planejados

Todo escritório de móveis planejados quer colocar em prática os melhores processos para alcançar eficiência e satisfazer clientes. O problema é que esses processos nem sempre surgem dentro da empresa. Foi para resolver esse problema que surgiu o benchmarking.

Em poucas palavras, benchmarking consiste em observar outras empresas do mesmo segmento para entender como elas executam seus processos (sejam eles administrativos, criativos e outros) e, assim, absorver boas práticas. Vamos entender como aplicar o benchmarking no seu escritório de móveis planejados  pode torná-lo mais competitivo. Acompanhe!

1. Estabelece parâmetros de comparação

Os escritório de móveis planejados que realizam benchmarking conseguem estabelecer parâmetros para comparar seus processos e resultados com outros escritórios do mercado. Isso leva a duas vantagens imediatas: a primeira é que, sabendo quais sãos os gaps entre seu negócio e as empresas concorrentes, fica mais fácil definir estratégias de melhoria em áreas que você considera que o seu escritório é mais frágil.

A segunda vantagem é que as informações da sua empresa, tanto processos quanto resultados, ficam mais claras e fáceis de analisar quando comparadas com as dos concorrentes. Os gestores conseguem tomar decisões melhores quando há mais clareza na análise dessas informações.

2. Ajuda a estabelecer metas e estratégias realistas

Consequência direta do benefício anterior, ao estabelecer uma sintonia com o mercado seu escritório de móveis planejados será capaz de definir metas viáveis, fugindo do grande perigo de mirar alvos inatingíveis e, assim, gerar frustração e impacto negativo nas contas.

O benchmarking permite ainda que a empresa treine melhor os funcionários e defina estratégias mais alinhadas com o mercado moveleiro, ampliando resultados ao atrair e fidelizar clientes.

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3. Cria uma cultura de melhoria contínua

Todo escritório de móveis planejados deve buscar, constantemente, melhorar suas práticas para continuar crescendo, e o benckmarking é uma ferramenta que ajuda a criar essa cultura internamente. A comparação contínua com outras organizações gera a necessidade de mudanças e aprimoramentos, e faz disso um hábito.

Por que não buscar no concorrente o método mais eficiente para vender mais? Ou grandes ideias para atender às expectativas do cliente? Pergunte-se: quais são os escritórios que posso observar? Quais os mais fortes? Os mais inovadores? O que posso aprender ao acompanhar o desenvolvimento dessa empresa, não importante se ela é de pequeno, médio ou grande porte?

Nesse caminho, o benchmarking deixa claro para todos que o seu escritório de móveis planejados não atua sozinho no mercado e que, por isso, precisa aperfeiçoar-se para continuar competitivo, ainda que seus resultados atuais sejam satisfatórios.

4. Dá à empresa vantagem competitiva

Todos esses benefícios se traduzem em uma vantagem competitiva para o seu escritório diante dos outros, especialmente daqueles que não adotam a prática de benchmarking. Essa vantagem é valiosa para o segmento do setor moveleiro, que avançou muito nos últimos anos e, hoje, vê um grande salto em sua produtividade.  

A vantagem competitiva é resultado de diversas melhorias: você passa a conhecer melhor seus processos internos, tem uma visão mais ampla do mercado de atuação, desenvolve com mais facilidade novas práticas e toma melhores decisões.

O benchmarking não é só uma moda

A origem do benchmarking empresarial remete aos anos 1970 nos Estados Unidos, quando a Rank Xerox Corporation passou a adotá-lo de forma pioneira. Desde então, diversos estudos sobre o tema surgiram e cada vez mais empresas aderiram à prática, com resultados comprovados.

Não caia no erro de acreditar que trata-se, apenas, de um jargão do mundo empresarial, pois isso seria desprezar uma estratégia valiosa e que pode trazer grandes benefícios para o seu escritório de móveis planejados. Use o benchmarking a seu favor!

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