Entenda como automatizar os processos da sua loja de móveis

Muito se fala em automatizar processos e na importância da tecnologia. Entretanto, você realmente sabe como implementar uma solução inovadora na sua loja de móveis? E quais são os impactos positivos que podem ser gerados com essa estratégia?

A automatização que é a adoção de sistemas e tecnologias nos processos do seu negócio, proporciona:

  • aumento da eficiência operacional no seu empreendimento;
  • redução da incidência de erros;
  • redução dos gastos desnecessários.

Com isso, há uma diminuição importante no retrabalho e nos gargalos da produção e, com isso, o aumento da produtividade.

Porém, para que a implementação aconteça de maneira adequada e funcione conforme o esperado é importante estabelecer metas e dar atenção a alguns aspectos fundamentais.

Mas que cuidados são esses e como colocar isso em prática? Acompanhe a leitura do artigo e veja como automatizar os processos na sua loja!

Conheça as áreas críticas

Todo processo e novo modelo de trabalho deve ser precedido de um estudo, pois não basta escolher às cegas o que você quer automatizar. Dito isso, em um primeiro momento, procure entender quais são os departamentos ou áreas de gestão que precisam ser aprimoradas.

Pense se o fluxo de caixa tem sido acompanhado da maneira correta e ideal, ou seja, em tempo real. Veja, também, se as entregas estão sendo feitas em dia, se há problemas com os fornecedores ou com os processos orçamentário juntos aos clientes.

Crie um plano de ação para automatizar processos

Para automatizar processos, após ter detectado um gargalo, é preciso ter um plano de ação que contemple as etapas dessa mudança. Nele devem constar todos os passos necessários. Desde o treinamento dos funcionários para uma mudança de pensamento e alinhamento de objetivos até o momento de começar a utilizar a tecnologia.

É importante ressaltar que, se você ainda não tem nenhum departamento automatizado, é mais indicado que comece dando pequenos passos, como nas atividades mais simples. Então, inclua esse tipo de informação no seu plano de ação ou projeto.

automatizar-processos

Documente as alterações

Registrar toda e qualquer alteração feita em suas atividades e departamentos também faz parte dessa mudança. Sendo assim, documente tudo aquilo que foi detectado como problema, anote o seu plano de ação e as melhorias esperadas.

Com isso, poderá consultar esses registros periodicamente com o objetivo de monitorar e analisar se o sistema está cumprindo com o esperado ou se alguma alteração será necessária. Ah! E não se esqueça de registrar o valor que investiu nessa melhoria para poder avaliar se o retorno foi positivo, combinado?

Utilize um sistema para integração

Para empresas ligadas ao comércio, como lojas de móveis, um sistema ERP (sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa) deve estar dentro dos seus planos de automatização.

ERP é um software de gestão que permite a integração de informações de todos os setores do negócio em um único local. Esse sistema pode ser acessado de qualquer lugar pois armazena arquivos na nuvem. Com um ERP na sua empresa você pode monitorar indicadores, entradas e saídas, padronizar processos e ter informações em tempo ágil.

Priorize o cliente

Por fim, mas naõ menos importante, é preciso considerar o seu cliente na automatização de processos. Para isso, pense se essa melhoria fará uma diferença positiva ou negativa para o seu comprador. Afinal, o foco deve ser sempre:

  • agilidade,
  • facilidade,
  • resolução dos problemas.

Levando em consideração as preferências do consumidor e não somente as ações internas.

Automatizar processos tem sido uma inovação necessária nos modelos empresariais atuais. Isso acontece pela crescente concorrência e necessidade de se destacar nos novos setores e informações que surgem a todo o momento. O investimento em um bom sistema de gestão é a chave para alcançar os bons resultados.

Ficou interessado em tornar a sua loja de móveis automatizada? Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e tire suas dúvidas! Teremos prazer em lhe atender.

E-book - Como diminuir custos com rotatividade - Clique para baixar grátis

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts