Você está preparado para apresentar projetos remotamente? – FoccoLOJAS

Você está preparado para apresentar projetos remotamente?

Artigo escrito por Vinícius Lisboa, consultor comercial do FoccoLOJAS.

Realizar videoconferências com clientes para apresentações de projetos é uma realidade distante para muitas empresas de móveis. Isso porque a presença do cliente durante esse momento é considerada como um fator decisivo para a aprovação da proposta e, assim, o fechamento de uma venda.

Se você quer saber como não perder a proximidade com o cliente e conseguir fechar vendas mesmo a distância, sem baixar o índice de conversão da sua empresa, uma solução pode ser apresentar projetos remotamente. Continue lendo para saber mais!

Como apresentar projetos remotamente

Um grande diferencial é utilizar ferramentas de videoconferências para conseguir acompanhar a reação do cliente durante a apresentação do projeto. Isso porque, mesmo distante, é possível verificar o que o cliente achou do projeto, realizar as alterações necessárias com a participação do mesmo e, assim, efetivar o fechamento.

O trabalho remoto é uma tendência que veio pra ficar, e que deve prosseguir mesmo após o fim da quarentena adotada em função da proliferação do coronavírus. Isso porque a correria do dia a dia, o trânsito intenso e outros contratempos dificultam a chegada do cliente até a loja. Dessa forma, a conexão online permanecerá ajudando na comunicação entre cliente e empresa.

Ferramentas para apresentar projetos remotamente

Com todas essas mudanças acontecendo, sua loja está preparada para trabalhar remotamente? Pensando nisso, preparamos esse artigo para facilitar a adoção das videoconferências. Separamos algumas ferramentas online gratuitas, que permitem realizar reuniões remotas e podem facilitar o dia a dia das empresas nesse momento de home office. Confira!

1- Skype

Uma das ferramentas mais famosas de áudio e vídeo, o Skype permite criar gratuitamente videochamadas com até 50 convidados. Não é preciso ser cadastrado no serviço para participar de uma reunião, que pode ser acessada por meio de um link.

Já para quem possui Office 365 Enterprise, é possível criar reuniões com até 250 usuários, participar de chats em tempo real e compartilhar documentos, que podem ser editados durante a apresentação. Além disso, é possível agendar reuniões diretamente pelo Outlook.

Pontos positivos: a ferramenta já é muito conhecida, tanto para uso pessoal como profissional, então a maioria das pessoas sabe utilizá-la.

Pontos negativos: tem alto consumo de banda, então caso o cliente não tenha uma boa conexão, a chamada poderá ter intercorrências.

2 – Zoom Meetings

O Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência voltada para ambientes corporativos, que suporta reuniões com até 500 participantes e webinars com público de 10 mil pessoas. O funcionamento do serviço é simples: o administrador da reunião cria uma sala e envia um convite aos participantes (via e-mail ou encaminhando o link), que não precisam ter conta no site. Basta acessar a URL e informar um nome para entrar.

Pontos positivos: entre os recursos oferecidos estão bate-papo em tempo real, transferência de arquivos, controle de microfones, quadro de anotações, compartilhamento de tela e gravação das reuniões na nuvem.

Pontos negativos: no modo gratuito, a videoconferência em grupo tem duração máxima de 40 minutos e é limitada a 100 participantes. Todavia, não há restrições para encontros online entre apenas duas pessoas.

3 – Where By

Uma ferramenta corporativa online e de simples acesso para reuniões, o Where By funciona da mesma forma que o Zoom Meetings. Ou seja, é necessário que o administrador da reunião crie uma sala e envie o convite aos participantes.

Pontos positivos: com ela você consegue conversar por áudio e vídeo, ou somente áudio, caso sua internet não tenha boa conexão. Além disso, ele permite compartilhar a tela. Com esse recurso, você pode demonstrar o projeto para o cliente e, ao mesmo tempo, fazer ajustes, negociar e aprovar as mudanças.

Pontos negativos: toda a aplicação é em inglês, o que pode dificultar a utilização. Além disso, na versão gratuita, a participação na videoconferência é limitada a apenas 4 pessoas.

Independente da ferramenta escolhida, aproveite esse momento para estar online. Acompanhe as demonstrações da equipe e grave-as. Assim, você poderá avaliar como foi o desempenho durante a apresentação e o que pode evoluir para concretizar mais fechamentos.

Reflita: nos momentos de crise, se sobressaem as empresas e as pessoas que se adaptam melhor e com mais agilidade às mudanças do mercado.

Esse artigo foi útil para você? Aproveite para comentar sobre a adaptação da sua empresa ao trabalho remoto.

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