Você está preparado para apresentar projetos remotamente?

Você está preparado para apresentar projetos remotamente?

Artigo escrito por Vinícius Lisboa, consultor comercial do FoccoLOJAS.

Realizar videoconferências com clientes para apresentações de projetos é uma realidade distante para muitas empresas de móveis. Isso porque a presença do cliente durante esse momento é considerada como um fator decisivo para a aprovação da proposta e, assim, o fechamento de uma venda.

Se você quer saber como não perder a proximidade com o cliente e conseguir fechar vendas mesmo a distância, sem baixar o índice de conversão da sua empresa, uma solução pode ser apresentar projetos remotamente. Continue lendo para saber mais!

Como apresentar projetos remotamente

Um grande diferencial é utilizar ferramentas de videoconferências para conseguir acompanhar a reação do cliente durante a apresentação do projeto. Isso porque, mesmo distante, é possível verificar o que o cliente achou do projeto, realizar as alterações necessárias com a participação do mesmo e, assim, efetivar o fechamento.

O trabalho remoto é uma tendência que veio pra ficar, e que deve prosseguir mesmo após o fim da quarentena adotada em função da proliferação do coronavírus. Isso porque a correria do dia a dia, o trânsito intenso e outros contratempos dificultam a chegada do cliente até a loja. Dessa forma, a conexão online permanecerá ajudando na comunicação entre cliente e empresa.

Ferramentas para apresentar projetos remotamente

Com todas essas mudanças acontecendo, sua loja está preparada para trabalhar remotamente? Pensando nisso, preparamos esse artigo para facilitar a adoção das videoconferências. Separamos algumas ferramentas online gratuitas, que permitem realizar reuniões remotas e podem facilitar o dia a dia das empresas nesse momento de home office. Confira!

1- Skype

Uma das ferramentas mais famosas de áudio e vídeo, o Skype permite criar gratuitamente videochamadas com até 50 convidados. Não é preciso ser cadastrado no serviço para participar de uma reunião, que pode ser acessada por meio de um link.

Já para quem possui Office 365 Enterprise, é possível criar reuniões com até 250 usuários, participar de chats em tempo real e compartilhar documentos, que podem ser editados durante a apresentação. Além disso, é possível agendar reuniões diretamente pelo Outlook.

Pontos positivos: a ferramenta já é muito conhecida, tanto para uso pessoal como profissional, então a maioria das pessoas sabe utilizá-la.

Pontos negativos: tem alto consumo de banda, então caso o cliente não tenha uma boa conexão, a chamada poderá ter intercorrências.

2 – Zoom Meetings

O Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência voltada para ambientes corporativos, que suporta reuniões com até 500 participantes e webinars com público de 10 mil pessoas. O funcionamento do serviço é simples: o administrador da reunião cria uma sala e envia um convite aos participantes (via e-mail ou encaminhando o link), que não precisam ter conta no site. Basta acessar a URL e informar um nome para entrar.

Pontos positivos: entre os recursos oferecidos estão bate-papo em tempo real, transferência de arquivos, controle de microfones, quadro de anotações, compartilhamento de tela e gravação das reuniões na nuvem.

Pontos negativos: no modo gratuito, a videoconferência em grupo tem duração máxima de 40 minutos e é limitada a 100 participantes. Todavia, não há restrições para encontros online entre apenas duas pessoas.

3 – Where By

Uma ferramenta corporativa online e de simples acesso para reuniões, o Where By funciona da mesma forma que o Zoom Meetings. Ou seja, é necessário que o administrador da reunião crie uma sala e envie o convite aos participantes.

Pontos positivos: com ela você consegue conversar por áudio e vídeo, ou somente áudio, caso sua internet não tenha boa conexão. Além disso, ele permite compartilhar a tela. Com esse recurso, você pode demonstrar o projeto para o cliente e, ao mesmo tempo, fazer ajustes, negociar e aprovar as mudanças.

Pontos negativos: toda a aplicação é em inglês, o que pode dificultar a utilização. Além disso, na versão gratuita, a participação na videoconferência é limitada a apenas 4 pessoas.

Independente da ferramenta escolhida, aproveite esse momento para estar online. Acompanhe as demonstrações da equipe e grave-as. Assim, você poderá avaliar como foi o desempenho durante a apresentação e o que pode evoluir para concretizar mais fechamentos.

Reflita: nos momentos de crise, se sobressaem as empresas e as pessoas que se adaptam melhor e com mais agilidade às mudanças do mercado.

Esse artigo foi útil para você? Aproveite para comentar sobre a adaptação da sua empresa ao trabalho remoto.

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