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7 ferramentas de vendas que sua loja de móveis precisa ter já

Em épocas de economia oscilante, as lojas de móveis precisam procurar maneiras de alavancar os negócios. São necessárias novas estratégias, novas ferramentas de vendas, promoções e negociações com clientes e fornecedores.

Para dar conta de todas essas informações, a equipe de vendedores precisa estar muito bem preparada e, de preferência, contar com a ajuda das novas ferramentas que surgiram nos últimos anos. Elas foram criadas pensando nas necessidades das empresas e podem ser parte fundamental da melhoria nos processos de venda.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira agora 7 ferramentas de vendas que sua loja de móveis precisar ter!

1. Gestão estratégica

Duas ferramentas de vendas são fundamentais para o seu time: o ERP e o CRM. A função estratégica de controle de informações auxilia os times de vendas no registro de dados e no relacionamento com os clientes.

O ERP possui a capacidade de integrar e reunir informações sobre os mais diversos setores da empresa em um único software. Com ele, é possível realizar um planejamento estratégico muito mais amplo de cada área.

A conexão entre as áreas faz com que a empresa funcione de maneira coordenada, sem desencontro de informações. O que auxilia na geração de relatórios mais precisos e na análise em profundidade sobre as operações e processos internos.

Já os CRMs são sistemas que permitem que os colaboradores realizem um acompanhamento do relacionamento com os clientes, registrando todas as interações, vendas, reuniões e informações de contato. O software ainda conta com interfaces dedicadas, ou seja, o CRM é “personalizado” para cada equipe e suas necessidades.

No caso do time de vendas, a interface é capaz de concentrar todas as informações sobre as transações realizadas. Ela também pode consultar estoques e gerar dados que podem ser compilados em relatórios. Esses documentos facilitam a visualização de informações sobre o pipeline de vendas e as metas alcançadas.

Tanto o CRM quanto o ERP são customizáveis e é possível encontrar a solução certa para o seu segmento, o que gera um programa totalmente integrado com a dinâmica do seu negócio.

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Fonte: Berson|Dean|Stevens

2. Apps como ferramentas de vendas

De fato, tanto smartphones quanto tablets não são apenas ferramentas de vendas. Mas sim, a grande gama de aplicativos tem potencial de auxiliar os vendedores em diversas etapas de seu trabalho, inclusive na sua loja de móveis.

Apps para anotações, comunicação instantânea e controle de informações de venda são facilmente encontrados para os aparelhos, tanto para os que operam com o sistema Android quanto com iOS ou Windows Mobile.

Praticamente todos os profissionais do mercado fazem dos celulares e tablets grandes parceiros de trabalho.

E com os membros do time de vendas da sua loja de móveis a situação não deve ser diferente, não é mesmo?

Alguns apps interessantes que podem contribuir diretamente com o time de vendas são o Scan Biz Cards, que funciona como uma biblioteca digital dos cartões de visitas, e o PixSell, que permite a criação de um catálogo de produtos para iPad.

Para auxiliar na performance do time, existem outros aplicativos que ajudam no controle das tarefas e dos contatos como, por exemplo, o Evernote — app que funciona como um caderno de anotações —, o Trello — organizador de tarefas — e o Schedule Planner, que auxilia no agendamento e organização de compromissos externos e tarefas diárias.

3. E-mail Marketing

A comunicação é fundamental para a loja de móveis que pretende vender bem. E uma das maneiras mais confiáveis para entrar em contato com os clientes é por meio do e-mail. Um bom e-mail marketing e uma newsletter interessante podem ajudar muito na hora de vender produtos e abrir novas frentes de negócio.

Por meio da ferramenta de vendas, sua empresa tem a possibilidade de enviar notícias contendo novidades, promoções e até conteúdo útil para os clientes. Diferentemente de um e-mail comum, esse sistema permite personalizar os envios para que tragam melhores resultados.

Alguns dos programas mais conhecidos para isso são o MailchimpCampaign MonitorMailer Lite e o Madmimi.

4. Mapa de oportunidades

O mapa de oportunidades traz foco e organização para os negócios da empresa. Por meio de um software de controle visual, essa ferramenta de vendas permite que sua equipe visualize as melhores oportunidades de venda. Basta cruzar as referências de clientes com os produtos por eles comprados ou que ainda possam ser vendidos.

O mapa de oportunidades também amplia a visão do empresário em relação ao mercado. A partir disso, é possível enxergar novas possibilidades de crescimento com base no que tem a oferecer para determinado público ou perfil de consumidor.

A ferramenta ainda disponibiliza dados que servem de base para a elaboração de estratégias para a atração e fidelização de clientes. Com as informações obtidas, a equipe consegue avaliar erros, acertos e fazer mudanças para melhorar.

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5. Agenda produtiva

Por ter uma gestão recheada de ações, todo vendedor precisa ser capaz de administrar seu tempo. Para atingir esse objetivo, é necessário eliminar distrações comuns da rotina de trabalho, como conversas improdutivas, banalidades e leitura de e-mails.

A elaboração de uma agenda produtiva pode ser a saída para evitar o tempo de dispersão e aumentar vendas. É interessante que ela fique centralizada em um único local (software) para facilitar a visualização das atividades e o cumprimento dos prazos.

A agenda produtiva também pode ser montada na medida em que você faz o próprio mapa de oportunidades. Dessa forma, sua empresa poderá criar mais compromissos relativos ao alcance de metas e fechamento do negócio.

6. Assinatura eletrônica

Eliminar ou reduzir a burocracia ao fechar acordos é desejo comum das pessoas envolvidas em uma negociação. E uma das ferramentas de vendas que cada vez mais contribui para esse objetivo é a assinatura eletrônica.

O recurso permite assinar documentos rapidamente sem abrir mão da segurança e da validade jurídica. Para vendedores e seus clientes, a assinatura eletrônica traz o benefício da agilidade e praticidade para fazer transações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de reduzir custos. Isso porque uma assinatura digital elimina a necessidade de usar papel e tinta, fax e fotocópias no processo de elaboração de documentos.

Nesse tipo de assinatura, o monitoramento das atividades engloba a data e horário dos acessos, os locais onde foram feitos e até o modelo de dispositivo usado. Assim, é possível registrar e conferir informações importantes sempre que for necessário.

7. Pipeline

O pipeline é um funil que simula o processo de vendas e que pode ser aplicado a partir de um sistema ou planilha. O principal objetivo dessa ferramenta é auxiliar o vendedor no gerenciamento das oportunidades de venda durante cada estágio do funil.

Esse recurso permite que a empresa acompanhe cada etapa que um cliente deve cumprir até a conversão, o que exige coleta de informações e elaboração de estratégias que ajudem a manter o bom atendimento.

Entre as informações que podem ser registradas no pipeline estão:

– o nível de interesse do cliente sobre o produto;

– valor da proposta

– probabilidade de sucessos;

– previsão da data de fechamento.

Essas são apenas algumas ferramentas de vendas que podem ajudar a sua loja de móveis na hora de organizar a agenda, as comunicações e o desempenho dos trabalhos. Com tantas opções disponíveis, fica fácil acertar na escolha e tirar proveito de cada recurso para obter os melhores resultados.

Conhece mais alguma ferramenta essencial que deveria estar na lista? Compartilhe conosco nos comentários!

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