Planejamento financeiro para a sua loja de móveis: saiba como fazer

Fazer um planejamento financeiro pode até parecer uma tarefa burocrática, mas é um dos passos mais importantes para garantir a saúde financeira da sua loja de móveis e prepará-la para aumentar os lucros e crescer de forma saudável.

É por meio dele que você conhecerá mais a atual situação e poderá estabelecer metas realistas e alcançáveis, que podem até fazer com que o crescimento seja mais cauteloso, mas que certamente trarão resultados melhores e mais duradouros.

Quer melhorar sua gestão? Confira, agora mesmo, como fazer o planejamento financeiro da sua loja de móveis!

Avalie e entenda a situação atual

O planejamento financeiro começa com uma avaliação realista da empresa, para que você tenha uma base sólida para prever cenários e alocar recursos.

Comece elaborando uma planilha, em que precisam entrar todos estes aspectos:

  • fluxo de caixa: o que entra e o que sai
  • despesas recorrentes: água, luz, aluguel, salários, fornecedores, etc.
  • despesas variáveis: reformas, impostos, comissão dos vendedores, juros de empréstimos, etc.
  • balanço patrimonial: quais são os bens da empresa e quais retorno eles trazem

Com base nessa planilha, avalie se você está realmente lucrando com o empreendimento, se há despesas supérfluas ou que podem ser diminuídas, ou oportunidades de investimento e maiores ganhos.

Além disso, coloque no papel uma reflexão mais geral, analisando o posicionamento do mercado de sua loja de móveis, quantos anos ela está em operação, quais são os principais concorrentes, o público-alvo, quais sãos os diferenciais e os pontos de melhoria, enfim, tudo que o ajude a tomar decisões bem embasadas.

Trace metas

Balanço feito, agora você pode sonhar! Sendo assim, defina metas para os próximos meses e anos, sempre lembrando que elas precisam ser realistas e alcançáveis, com base no que você levantou sobre a sua loja.

Confira alguns exemplos:

  • aumentar o faturamento;
  • abrir outra filial;
  • elevar a participação no mercado;
  • aumentar o número de clientes ativos;
  • reduzir despesas.

É importante que você trabalhe com números específicos (por exemplo, aumentar o faturamento em x%), para que o critério de avaliação do sucesso não fique muito subjetivo.

Tenha uma visão geral do FoccoLOJAS - Clique para solicitar

Trabalhe com possibilidades distintas

Todo bom planejamento financeiro precisa levar em conta que nem sempre tudo sai conforme planejamos. Isso porque imprevistos acontecem, variações no mercado são comuns, e é preciso estar preparado para épocas de “vacas magras”.

Projete, então, pelo menos três cenários: um otimista, um normal e um pessimista, de forma que você tenha dinheiro o suficiente para cobrir as despesas caso aconteça o pior. Saiba exatamente quais gastos precisará cortar e como agir em caso de emergências.

Crie um plano de ação

Depois de todo esse planejamento, é hora de agir! Defina o que precisa ser feito para alcançar suas metas, detalhando, em seu planejamento, o que ficará sob a responsabilidade de quem, estipulando prazos e indicadores de desempenho.

Lembre-se de registrar cada ação desenvolvida e acompanhe periodicamente o cumprimento das metas, investigando as causas que podem ter influenciado positivamente e negativamente o processo.

Com essas dicas, você terá muito mais tranquilidade na gestão do seu negócio, sendo possível investir em melhorias e sonhar com a expansão, sem estresse ou dores de cabeça.

Gostou de aprender como fazer um planejamento financeiro para sua loja de móveis planejados? Aproveite para descobrir como fazer um controle de caixa eficiente, que vai ajudar você a fazer o balanço realista da sua empresa. Boa leitura!

gestão eficiente

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts