Descubra agora como calcular comissão de vendas da sua loja de móveis

Uma estratégia simples e eficaz para a gestão de pessoas em um empreendimento é a introdução de comissão de vendas para os funcionários. Porém, na prática da administração de um negócio, por não se tratar de um cálculo específico, alguns lojistas podem ter dificuldade na hora de aplicá-lo.

Levando em consideração que o comissionamento se relaciona com o percentual do montante gerado pela empresa ou por venda realizada, saber como calcular comissão de vendas é necessário para o sucesso do seu negócio.

Você quer melhorar o atendimento aos seus clientes e não sabe por onde começar? Pretende aperfeiçoar os processos da sua loja? Então, confira a leitura deste post que preparamos.

Como escolher o modelo de comissão para minha empresa?

O tipo de cálculo realizado pela empresa vai depender dos objetivos que ela pretende alcançar e do que ela pode oferecer para os seus funcionários.

Visto isso, com o objetivo de tentar esclarecer a maior parte das dúvidas que possam surgir, separamos os três principais tipos de comissões para detalharmos um pouco mais. Confira!

1. Comissão por venda

É o modelo mais simples de ser aplicado e, por isso, se tornou o mais empregado na prática financeira. De modo geral, o funcionário vai receber um valor fixo por venda ou por negócio fechado.

A maior desvantagem desse método é que, durante sua aplicação, a margem de lucro deve ser avaliada rotineiramente, de forma que, durante períodos de pouca venda ou de promoção, por exemplo, não haja prejuízo.

2. Comissão por recebimento

Nessa forma de aplicação, o ponto negativo da comissão por vendas é evitado, visto que o vendedor receberá apenas quando a loja for paga pelo cliente.

Portanto, esse tipo está indicado para empresas que costumam parcelar o valor de seus produtos, pois, desse modo, a loja terá um maior controle sobre o fluxo do caixa.

3. Comissão por faturamento bruto

Nesse modelo, o cálculo será realizado levando em consideração o lucro do mês anterior, sem considerar qualquer tipo de desconto.

É possível que a empresa determine qual será a meta de lucro, incentivando o desejo dos funcionários de alcançá-la, a fim de receber a comissão.

Por exemplo, se a empresa faturar R$ 200.000 e a comissão do vendedor for de 0,5%, ele terá direito de receber R$ 1.000.

como calcular comissao de vendas

Como um sistema de gestão pode auxiliar a calcular comissão de vendas?

A presença de um sistema de gestão representa um diferencial para uma empresa, pois com ele há um planejamento integrado de metas dentro do empreendimento, visando estabelecer o público-alvo e a margem de lucro esperada.

Visto isso, a Focco se destaca no mercado por oferecer um serviço de excelência, há 30 anos, na área de sistema de gestão para indústrias, distribuidoras e lojas de móveis. Uma das soluções da empresa é o FoccoLOJAS, um sistema especializado no ramo de lojas de móveis.

Com esse sistema, o lojista tem a possibilidade de gerenciar o seu negócio de forma mais simples e eficiente. Isso porque todas as informações estarão disponíveis em gráficos e em relatórios, proporcionando ao administrador uma visão ampla da sua equipe, dos projetos e do fluxo de caixa.

Por oferecer essa visão ampla, o FoccoLOJAS ajuda o gestor a estabelecer o tipo de comissão de vendas que sua loja pode oferecer. Isso é possível porque o sistema permite a avaliação da empresa de forma integral, determinando o estilo dos vendedores, a situação financeira e o tipo de cliente ao qual a empresa prestará o serviço.

A partir das informações expostas aqui, ficou clara a importância de um sistema de gestão na hora de estabelecer o tipo de comissão? Tem mais alguma dúvida sobre como calcular comissão de vendas? Então, entre em contato conosco!

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